O PIBID DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR UMA BOLSISTA

Autores

  • TALITA Bertão UFSCAR
  • Marcia Duarte UFSCar
  • Juliane Campos UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.572

Palavras-chave:

Educação Especial, PIBID, Adaptação Curricular

Resumo

O contexto atual brasileiro apresenta um significativo avanço legislativo, em relação a matrí­culas dos alunos Publico Alvo da Educação Especial- PAEE, nas escolas do ensino regular da escola comum. Diante disso esse relato buscou responder a seguinte questão: Tendo em vista que esses alunos estão frequentando as salas de aula das escolas comuns surgiram algumas reflexões: como está acontecendo o aprendizado dos conteúdos curriculares dos alunos com deficiência? É necessário fazer adaptação curricular para que esses alunos participem das atividades propostas pelo professor regente? Como os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID da Educação Especial contribuem na inclusão escolar desses alunos? O presente texto tem por objetivo relatar as atividades realizadas por uma bolsista do Programa Institucional à Docência (PIBID) - Educação Especial, durante o segundo semestre de 2014. O estudo foi realizado em uma escola da rede estadual paulista, localizada na periferia da cidade de São Carlos - SP, na classe do 9º ano do Ensino Fundamental. O foco foi conhecer a organização do trabalho pedagógico dos professores das disciplinas de português e matemática, junto ao aluno com deficiência intelectual; bem como trabalhar de forma colaborativa com estes professores possibilidades de estratégias de ensino para o referido aluno, adaptando atividades para os alunos PAEE em coerência com os conteúdos ministrados em sala. Os resultados mostram a efetividade do trabalho colaborativo no ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TALITA Bertão, UFSCAR

graduanda em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos(bolsista PIBID)

Marcia Duarte, UFSCar


Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos- professora da UFSCar

Juliane Campos, UFSCar

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos- professora da UFSCar

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Projeto Escola Viva - adaptações curriculares de pequeno porte. Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - alunos com necessidades educacionais especiais. Brasí­lia: MEC/SEESP, 2000.

______. INEP. Censo Escolar, 2012. Disponí­vel em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2012.pdf

______. Polí­tica Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Ministério da Educação. Brasí­lia, 2008.

____________. Portaria normativa nº 16, de 23 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í Docência. Diário Oficial [da] República Federativa da Brasil, Brasí­lia, 24 de dezembro de 2009. Seção 1, p. 92.

CARVALHO, R.E. Educação Inclusiva: com os pingos nos "is". Porto Alegre: Editora mediação, 2004.

DINIZ, M.; RAHME, M. F. Educação Especial: Da educação especial í educação inclusiva. In: Margareth Diniz, Renata Nunes Vasconcelos. (Org.). Pluralidade cultural e inclusão na formação de professoras e professores; v. 1500, no34. Belo Horizonte: Formato/Saraiva, 2004, p.123-189.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial. n. 41, p. 81-93, jul./set. 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SíO CARLOS. Subprojeto De Iniciação A Docência no Curso de Educação Especial, 2014.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Documentos