AVALIAÇÃO DIAGNOÓSTICA DO SISTEMA DE APROPRIAÇÃO DE ESCRITA ALFABÉTICA DE ALUNOS DO 1º AO 3º ANO

Autores

  • Bernadete Lazarini de Oliveira UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso
  • Igor Dionne dos Santos Padovan UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Gelson Simões Magalhães UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Vanessa da Silva Cupaioli UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.569

Resumo

O tema surgiu pela participação no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que visa alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade (final do 3º ano do ensino fundamental de nove anos). O Pacto é um programa de formação docente, visto como estratégico para a melhoria dos resultados educacionais de alfabetização na perspectiva do letramento. O programa trabalha com conteúdos que visam a melhoria e o complemento da prática docente para que sejam refletidas na qualidade da aprendizagem dos alunos. Para obter dados estatí­sticos dessa aprendizagem foi aplicada uma ferramenta como estratégia do PACTO para a verificação da apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) de alunos de 1º a 3º ano da alfabetização. Esta ferramenta é o diagnóstico da escrita alfabética e da leitura. O objetivo do diagnóstico é fazer uma avaliação para analisar como o aluno está se apropriando da lí­ngua escrita, e, também, para o próprio alfabetizador refletir sua prática. Nosso objetivo inicial é apresentar os dados dos três diagnósticos realizados nos dois semestres de 2013 com os dois diagnósticos realizados no primeiro semestre de 2014. Por conseguinte, fazer uma análise comparativa dos dados de 2013 com os dados das duas primeiras etapas de 2014, pois, ainda haverá outra etapa no segundo semestre do mesmo ano. Fizemos um breve histórico das mudanças ocorridas na educação desde a década de 70, mostrando que era mais que necessário fazer alterações no processo de ensino e aprendizagem na relação professor-aluno. Apresentamos algumas polí­ticas públicas que visão a melhoria da qualidade educacional do nosso paí­s, e que contribuí­ram para a criação dos direitos de aprendizagem que permeiam toda a ação pedagógica. Foram elencadas algumas perguntas, baseado nas análises linguí­sticas da apropriação do SEA. Com os diagnósticos realizamos a análise quantitativa dos resultados que foram analisadas individualmente por mês e turma. É evidente a partir da análise comparativa das tabelas (por ano) o avanço no desenvolvimento dos alunos na construção do SEA. Portanto, o que vem sendo desenvolvido na escola, tem atingido as metas propostas pelo PNE, tanto que, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola parte de 5.4 em 2011, antes do iní­cio do PACTO, para 6.2 no ano de 2013. Vemos através destes dados, o quanto a escola tem avançado no compromisso estabelecido entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municí­pios.

Palavras-chave: Polí­ticas Públicas Educacionais; Formação Docente; Avaliação Diagnóstica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Lazarini de Oliveira, UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Msa. Alfabetizadora da escola municipal de Novo Horizonte do Norte/MT, e supervisora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência (PIBID), desde de 2012/2, na referida escola.

Igor Dionne dos Santos Padovan, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico do curso de graduação em Pedagogia, da UNEMAT - Juara-MT e bolsista do PIBID realizado na escola municipal em Novo Horizonte do Norte-MT, desde o ano de 2012/2.

Gelson Simões Magalhães, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico do curso de graduação em Pedagogia, da UNEMAT - Juara-MT e bolsista do PIBID realizado na escola municipal em Novo Horizonte do Norte-MT, desde o ano de 2012/2.

Vanessa da Silva Cupaioli, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia, da UNEMAT - Juara-MT e bolsista do PIBID realizado na escola municipal em Novo Horizonte do Norte-MT, desde o ano de 2014/1.

Downloads

Publicado

2016-06-09