A formação do habitus docente pelo viés do pibid

Autores

  • Bruna Santos Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas.
  • Maria Margareth Siqueira Godoi Professora da Rede Municipal de Educação da cidade de Inhumas, Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.508

Palavras-chave:

Formação docente, Habitus professoral, Iniciação a docência

Resumo

O presente texto foi elaborado como sí­ntese da experiência formativa propiciada pelo Pibid Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, da Unidade Universitária de Inhumas. Tal subprojeto está direcionado para a Educação Infantil e compreende que uma contribuição relevante do Pibid para os futuros pedagogos e pedagogas diz respeito à apreensão da dimensão educativa empreendida na construção do habitus (BOURDIEU, 2009, 1983, 1983, 1982) acadêmico/professoral, como elemento constitutivo na formação da identidade profissional docente, que tende a perdurar na atuação profissional do egresso. As atividades do Pibid Pedagogia da Unu Inhumas tem proporcionado uma aproximação entre a instituição da Educação Infantil e a universidade e tem ampliado a interlocução entre os referenciais teóricos educacionais sobre a Educação Infantil, em seus aspectos polí­ticos e pedagógicos, junto aos bolsistas. Parte da obra de Pierre Bourdieu foi base teórica dos momentos formativos realizados no primeiro semestre de 2014. Os conceitos como habitus, campo, capital cultural foram primordiais para o entendimento da relação entre formação e trabalho docente. A experiência com o Pibid tem evidenciado que a Educação Infantil se coloca como uma realidade e um desafio na educação brasileira. Para tanto Bourdieu tem sido basilar para a ampliação da compreensão do conceito de educação. Assim como, a aproximação entre a universidade e a instituição educativa participante do Pibid tem enriquecido o diálogo acerca do cuidar e o educar e se convertido em um exercí­cio formativo, com vista à formação de um habitus professoral, calcado no compromisso com a qualidade da educação pública, socialmente referenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Santos Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas.

Acadêmica do 7º Perí­odo do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas.

Maria Margareth Siqueira Godoi, Professora da Rede Municipal de Educação da cidade de Inhumas, Goiás.

Professora da Rede Municipal de Educação da cidade de Inhumas, Goiás.

Referências

ANJOS, Cleriston Izidro dos. Estágio na licenciatura em pedagogia: 3. Arte na Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BAIRROS, Mariangela Silveira. O Habitus e a atuação docente: Estudo sobre as conexões entre habitus e trabalho docente. Porto Alegre: UFRGS, 2011. 151 p.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. 128 p.

BOURDIEU, Pierre ; Passeron, Jean-Claude. A reprodução: elementos para a teoria de um sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão; revisão de Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. Estágio Curricular E Formação Do Habitus Docente Em Educação Musical. Fortaleza: UFC, 2012. 90 p.

FERNANDES, Maria da Conceição Vieira. A Inserção e Vivência da Mulher na Docência de Matemática: uma questão de gênero. João Pessoa: UFPB, 2006. 108 p.

OLIVEIRA, João Ferreira de; PESSOA, Jadir de Moraes. Pesquisar com Boudieu. Goiânia: Cânone Editorial, 2013.

PEREIRA, Flávia Goulart. Homens no curso de pedagogia: "As razões do improvável". Belo Horizonte: UFMG, 2013. 265 p.

SETTON, Maria da Graça J. A teoria do habitus em Pierre Boudieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 20, 2002.

SILVA, Luiziana Rocha Migueis Ferreira da Silva. A socialização de professores na formação básica: relações entre modos de constituição de grupos e manifestações de graduandos sobre a função. São Paulo: PUC, 2013. 144 p.

SOARES, Luisa de Marillac Ramos Soares. Habitus, Representações Sociais e a Construção do Ser Professora da Educação Infantil da Cidade de Campina Grande – PB. Natal: UFRGN, 2011. 190 p.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Edição

Seção

Documentos