O Conteúdo de Ecologia nos Livros Didáticos do Ensino Médio Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) DE 2012.

Dayana Cristina De Assis Mendes Ferreira, Camila Juraszeck Machado

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos e as atividades referentes ao tema Ecologia dos livros didáticos públicos de biologia. Foi realizada uma análise exploratória dos oito livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 2012. Elaborou-se uma ficha padronizada para análise dos livros, onde foi possível verificar se os mesmos direcionavam para uma postura de conservação e manejo sustentável do ambiente. Utilizou-se como embasamento para análise dos livros didáticos autores renomados na área da ecologia, sendo: Odum e Barrett (2011) e Ricklefs (2012). Verificou-se que os autores Santos, Aguilar e Oliveira (2010) e Amabis e Martho (2010) exploraram melhor os conteúdos de Ecologia em comparação com os demais. Enquanto Bizzo (2012) e Mendonça e Laurence (2010), apresentaram os conteúdos de Ecologia de uma maneira mais sucinta. Foram constatadas ainda carências em alguns livros didáticos, como ausência de sugestões de filmes, de jogos didáticos e de aulas práticas. Contudo, considerou-se que os oito livros analisados são de qualidade e podem ser utilizados pelos professores. Vale salientar que cabe ao professor buscar e acrescentar informações importantes que por ventura o livro não apresente.

Palavras- chave: livro didático, ecologia, biologia, PNLD.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.