PIBID Pedagogia uma proposta de formação inicial de professores articulada à prática pedagógica na educação básica

Cássia Regina Dias Pereira, Nilva de Oliveira Brito dos Santos

Resumo


O Curso de Pedagogia, além de propiciar, ao futuro professor, a aquisição do conhecimento científico, deve oportunizar o contato com a comunidade escolar, bem como o exercício da prática pedagógica, na Educação Básica: Ensino Fundamental, anos iniciais e Educação Infantil. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência representa esta possibilidade de inserção do acadêmico, no interior das instituições de ensino mobilizando-os para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Tendo como objeto a formação inicial do professor, este artigo objetiva socializar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior propiciado pelo PIBID em parceria com as escolas da rede pública de educação. Recorrendo a uma fundamentação teórico-metodológica, na perspectiva dialética, os acadêmicos são instigados ao estudo e à pesquisa, para a realização de um trabalho com as diferentes áreas de conhecimento. Para tanto planejam e vivenciam semanalmente a prática pedagógica. O projeto de trabalho, envolvendo a ludicidade, coordenado e supervisionado pelos docentes bolsistas, vinculadas às instituições parceiras, ainda que  em andamento permite anunciar a apreensão do conhecimento tanto dos acadêmicos bolsistas quanto dos alunos da Educação Básica.

Palavras-chave


Pedagogia; PIBID; Prática Pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. n. 248, 1996.

GISI, M.L; MARTINS, P, L; ROMANOWSKI, J.P. O estágio nos cursos de licenciatura. In: ENS, R.T; VOSGERAU, D. S.R; BEHRENS, M. A. Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação e Sociedade, ano XX, n.68, Dezembro, 1999.

MARTINS, Pura Lúcia. Princípios didáticos na ação docente: conhecimento como expressão da ação humana. In: ROMANOWSKI, J.P; MARTINS, P.L; JUNQUEIRA, S.R. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Sentido da pedagogia e papel do pedagogo. REVISTA ANDES, n. 9, 1985, p. 27-28.

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.