OFICINAS E FEIRA DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM PATOS-PB

Autores

  • Cristiane Joara de Sousa Nobre UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Deuzeni Maria Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Bianca Anny E’llen A. Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Thamyres Brito do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Flávio Nóbrega Gonsalves
  • Carlos Eduardo Alves Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.488

Palavras-chave:

Feira de Ciências, Biologia, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho teve como objetivo relatar o desenvolvimento e a importância das oficinas pedagógicas e Feira de Ciências realizadas na E.E.E.M. Monsenhor Manuel Vieira, localizada na cidade de Patos-PB, segundo a percepção dos estudantes do ensino médio. Para que esses eventos ocorressem, a ação foi planejada e subdividida em três eixos temáticos: Biologia e Educação Ambiental, Biologia Ciência da Vida e Biologia do corpo humano. Foram realizadas 18 oficinas didáticas, sendo as mesmas ministradas por alunos bolsistas PIBID da UFCG do curso de Licenciatura Plena de Ciências Biológicas, Campus de Patos. Após a execução da feira de Ciências e das oficinas foi aplicado um questionário aos alunos participantes, através do qual foram obtidos os principais resultados: 83% destes relataram que ao participar desse evento, adquiriram uma maior capacidade de assimilação do conteúdo abordado; 98% consideraram importante a realização de eventos interdisciplinares para sua formação estudantil; 57% relataram que nunca havia participado anteriormente de aulas laboratoriais; 59% dos alunos afirmaram que eventos como esse promovem um aumento significativo da afinidade dos alunos para com as Ciências Naturais e suas Tecnologias; 43% não haviam reciclado nenhum tipo de material anteriormente. Portanto, acredita-se que estes eventos são uma oportunidade í­mpar, o qual mostrou ser significativa para a aquisição de conhecimentos cientí­ficos, desenvolvimento da criatividade e, sobretudo introduzindo os alunos num contexto educacional interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Cristiane Joara de Sousa Nobre, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Centro de Saúde e Tecnologia Rural

Departamento de Ciências Biológicas

Deuzeni Maria Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Centro de Saúde e Tecnologia Rural

Departamento de Ciências Biológicas

Bianca Anny E’llen A. Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Centro de Saúde e Tecnologia Rural

Departamento de Ciências Biológicas

Thamyres Brito do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Centro de Saúde e Tecnologia Rural

Departamento de Ciências Biológicas

Flávio Nóbrega Gonsalves

Supervisor dos bolsistas pibid na E.E.E.F. Médio Monsenhor Manoel Vieira

Carlos Eduardo Alves Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Centro de Saúde e Tecnologia Rural

Departamento de Ciências Biológicas

Coordenador do Subprojeto PIBID/Biologia – Campus de Patos

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Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Documentos