AULAS EM CONTRA TURNO, É POSSÍVEL? UM EXEMPLO PRÁTICO NA ÁREA DE BOTÂNICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Eduardo Tusset Araujo Biólogo, pós graduado em Biodiversidade: Conservação e manejo de Recursos Naturais pela Unespar, campus de União da Vitória. Mestrando em Botânica pela Universidade Federal do Paraná.
  • Angelita Barth Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória.
  • Daiane Niedzielski Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória.
  • Evelyn Stachniak Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória.
  • Alexandre Empinotti
  • Rogério Antonio Krupek Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória. Colegiado de Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.479

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental de duas escolas do municí­pio de União da Vitória, Paraná. As atividades foram desenvolvidas em perí­odo de contra turno através da aplicação de atividades práticas voltadas ao conteúdo da área de Botânica. A participação dos alunos foi facultativa, privilegiando o interesse dos mesmos pelas atividades desenvolvidas, sendo a mesma considerada satisfatória, destacando a carência de tais atividades durante o perí­odo letivo normal. Foi constatado que os alunos apresentam um conhecimento prévio a ser considerado e lapidado para uma maior compreensão e entendimento de estruturas e fenômenos relacionados à ciência Botânica em particular e à disciplina de Ciências como um todo. Sendo assim, ficou constatado, a partir dos resultados obtidos neste estudo, que atividades práticas, mesmo durante o perí­odo de contra turno, podem ser muito prazerosas e instigantes, tornando assim, o aprendizado mais dinâmico e concreto aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Empinotti

Biólogo, pós graduado em Biodiversidade: Conservação e manejo de Recursos Naturais pela Unespar, campus de União da Vitória.

Rogério Antonio Krupek, Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória. Colegiado de Ciências Biológicas

Dr. em Biologia Vegetal, prof. adjuno do colegiado de Ciências Biológicas da Unespar, campus União da Vitória.

Downloads

Publicado

2016-06-09