Poliamor no Brasil: um estudo sobre as produções acadêmico-cientí­ficas no perí­odo de 2012 a 2019

Autores

  • Ricardo Desidério UNESPAR - Campus de Apucarana
  • Guilherme Gomes do Santos Mestre em Educação Sexual

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.25-43

Palavras-chave:

Poliamor, Relações amorosas, Produções acadêmico-cientí­ficas.

Resumo

As discussões sobre a temática poliamor ainda geram posicionamentos diversificados, principalmente quando se discute a possibilidade de amar mais de uma pessoa. Permeado por uma abordagem, inicialmente, midiática, o tema é rodeado por tabus e preconceitos, que precisam ser desmistificados. Entretanto, existem avanços significativos que contribuem de forma positiva para a compreensão da temática. Pensando nisso, buscou-se analisar, a partir de um mapeamento tipo Estado da Arte, realizado no perí­odo de 2012 a 2019, as produções acadeÌ‚mico-cientiÌficas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Nessa busca, foram identificados 19 (dezenove) trabalhos, sendo 12 (doze) Dissertações de Mestrado e 7 (sete) Teses de Doutorado, apontando, principalmente, para os avanços em pesquisas, dentre as mais diferentes perspectivas dos trabalhos que vem sendo realizados a partir da temática poliamor. Contudo, nota-se que cada trabalho se direciona por apresentar informações sólidas no campo cientí­fico, podendo promover diversas análises distintas, sendo referências para pesquisas, leituras e intervenções futuras, que são/estão associadas às relações amorosas monogâmicas e não monogâmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Desidério, UNESPAR - Campus de Apucarana

Doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual" pela UNESP/Araraquara. É Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-PR (2009). Foi técnico pedagógico e coordenador dos trabalhos de Sexualidade e Educação Sexual nos Núcleos Regionais de Educação de Foz do Iguaçu-PR e Londrina-PR; membro do GEPESEC - Grupo de Estudo e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura/ Unesp; pesquisador no Cí­rculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade - CiPESS (UEL) e no Grupo de Pesquisa SexualidadeVida/USP-CNPq; consultor de matérias para o site UOL/Mulher/Comportamento; foi Presidente do XIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (Londrina/2011) e professor universitário da Faculdade Pitágoras-Campus Londrina. Atualmente é Professor da Rede Pública Estadual do Paraná e Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sexualidade e Educação Sexual, atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade e Educação Sexual, Educação Estética e Linguagem Audiovisual da Sexualidade, Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática, Didática e Estágio e Formação de Professores.

Referências

BARBOSA, Mônica Araujo. Movimentos de resistência í monogamia compulsória: a luta por direitos sexuais e afetivos no Século XXI. 111f. 2011. Dissertação (Mestrado). - Programa de Desenvolvimento e Gestão Social, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

BARRETO, M. D. Efetivação das garantias previdenciárias nas relações pluriafetivas: uma análise quanto aos dependentes do Regime Geral da Previdência Social. (2018). Dissertação (Mestrado em Direito) – Núcleo de Direito Previdenciário, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

BORNIA JR., D. L. Amar é verbo, não pronome possessivo: etnografia das relações não-monogâmicas no Sul do Brasil. (2018). Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

FARIA, F. C. M. Amores í (primeira) vista: gerenciando os relacionamentos na era dos casamentos-relâmpago. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

FERREIRA. Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, 79, ano XXIII, ago, CEDES, Campinas – SP, 2002.

FONSECA, C. G. M. Dois, três, quatro? Desvelando o poliamor. (2019). Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

FRANÇA, M. G. Além de dois existem mais: estudo antropológico sobre poliamor em Brasí­lia/DF. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2016.

FREIRE, S. E. A. Poliamor, uma forma não exclusiva de amar: correlatos valorativos e afetivos. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Centro de Ciências Humana e Letras, Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.

HARDY, J. W.; EASTON, D. Ética do amor livre: guia prático para poliamor, relacionamentos abertos e outras liberdades afetivas. Tradução: Christiane Kokubo. São Paulo: Elefante, 2019.

KNOBLAUCH, F. D. C. A afetividade como princí­pio orientador das famí­lias: dialogando monogamia e poliamor. (2018). Dissertação (Mestrado em Famí­lia na Sociedade Contemporânea) – Universidade Católica de Salvador, Salvador, 2018.

LACORTTE, D. Poliamor: uma análise da evolução histórica do amor na formação da famí­lia e a construção do reconhecimento legal fundamentado na cultura jurí­dica. (2019). Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2019.

LORENZON, B. B. Poli@mantes: uma análise de integrantes e suas interações em um grupo virtual de poliamor. (2018). Dissertação (Mestrado em Sociologia Polí­tica) – Universidade Vila Velha, Vila Velha, 2018.

MARQUES, A. C. A. Mais amor, por favor?! Poliamor na rede: um estudo enunciativo discursivo de postagens de blogs. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de São João del-Rei, São João Del Rei, 2016.

PILíO, A. C. Poliamor: um estudo sobre conjugalidade, identidade e gênero. (2012). Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

PILíO, A. C. "Por que somente um amor?": um estudo sobre poliamor e relações não-monogâmicas no Brasil. (2017). Tese (Doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017a.

PILíO, A. C. Ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outra pessoa": uma análise da militância não monogâmica de Regina Navarro Lins. Tempo da Ciência, n. 24, v. 48, p. 29-44, 2017b.

PORTO, D. O reconhecimento jurí­dico do poliamor como multiconjugalidade consensual e estrutura familiar. (2017). Tese (Doutorado em Direito) – Centro de Ciências Jurí­dicas, Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2017.

REIS, J. B. G. A construção de um relacionamento na perspectiva do poliamor. (2017). Dissertação (Mestrado em Psicologia Clí­nica) – Núcleo de Estudos da Famí­lia e da Comunidade, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

SANTIAGO, R. S. O mito da monogamia í luz do Direito Civil-Constitucional: a necessidade de uma proteção normativa í s relações de poliamor. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2014.

SANTOS, T. N. Proteção normativa constitucional í s relações poliamorosas. (2019). Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Pós-Graduação em Direito, Centro Universitário FG, Guanambi, 2019.

SILVA, G. C. Do amor romântico ao poliamor: uma análise crí­tica a partir da teoria feminista. (2017). Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

VIEGAS, C. M. A. R. Famí­lias poliafetivas: uma análise sob a ótica da principiologia jurí­dica contemporânea. (2017). Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade Mineira de Direito, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

ZANON, S. R. B. Poliamor: da transgressão da Lei í transgressão como Lei. (2016). Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-11