Aprendizagem crí­tica de Lí­ngua Portuguesa: uma proposta interdisciplinar para a Educação Profissional Técnica de Ní­vel Médio

Autores

  • Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel COLÉGIO PEDRO II IFRJ
  • Iriane Perazzollo de Oliveira Melo IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.289-303

Resumo

Esta pesquisa se desenvolve no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) e pertence à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Parte-se do pressuposto que desenvolver práticas educativas que estimulem a leitura crí­tica por meio de atividades de leitura e interpretação contextualizadas de forma interdisciplinar podem contribuir com os objetivos de formação integral e desenvolvimento da criticidade do sujeito. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi a investigação do ní­vel de relevância das atividades de leitura e interpretação para os alunos da Educação Profissional Técnica de Ní­vel Médio, e, por conseguinte, analisar a importância da Lí­ngua Portuguesa para o desenvolvimento de uma aprendizagem crí­tica. Assim, partimos da hipótese de que práticas educativas que comtemplem a leitura e interpretação com atividades de cunho crí­tico poderiam contribuir com a formação integral. A presente pesquisa cientí­fica tem abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa-ação, que envolve levantamento bibliográfico e estudo de caso em caráter exploratório com bases na pesquisa de natureza aplicada, considerando as metodologias complementares de investigação e análise. Os estudos bibliográficos se integraram com a construção do produto educacional "Leitura crí­tica de gêneros discursivos" , utilizando como instrumento de avaliação da aplicabilidade do produto um questionário e uma entrevista, tendo como público-alvo para a participação profissionais da área de Letras convocados por meio da técnica snowball (bola de neve). Para a análise de resultados foram utilizadas categorias embasadas na metodologia de análise de conteúdos, onde se concluiu que a disciplina de Lí­ngua Portuguesa pode contribuir com a aprendizagem crí­tica e, portanto, tem relevância para a formação integral, assim como se comprovou também que o produto educacional é passí­vel de aplicação e reaplicação.

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Biografia do Autor

Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel, COLÉGIO PEDRO II IFRJ

Possui graduação em Letras com dupla licenciatura (Português-Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Linguí­stica Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado em Estudos Linguí­sticos pela PUC-SP. Tem experiência na área de Linguí­stica, com ênfase em Linguí­stica Sistêmico-Funcional. Atua, principalmente, nos seguintes domí­nios: ensino e aprendizagem de lí­ngua materna e estrangeira para fins gerais e especí­ficos, estudo e pesquisa de gêneros sob a ótica da multimodalidade e dos multiletramentos. No Colégio Pedro II, atuou como docente, coordenadora pedagógica de lí­ngua inglesa e assessora de relações internacionais. No presente, atua como docente no programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica e como Editora-Gerente da Revista Cadernos da Educação Básica, que é uma publicação eletrônica do Programa de Mestrado em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. É lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua (gem) e Projetos Inovadores na Educação Básica, certificado pela Pró-Reitoria de PósGraduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. No IFRJ, atuou como Diretora de Ensino no campus Belford Roxo e Diretora Geral e de Ensino no campus Resende. No presente, é professora de lí­nguas inglesa e portuguesa no Campus Duque de Caxias e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal, no Campus Mesquita. Também é lí­der do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Linguagens no Ensino de Lí­nguas (CTL-EL), que é certificado pelo IFRJ.

Iriane Perazzollo de Oliveira Melo, IFRJ

Mestranda em Educação Profissional e Tecnologica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

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Publicado

2021-12-22