Gêneros e sexualidades na formação docente entre dores e delí­cias: problematização

Autores

  • Constantina Xavier Filha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.167-183

Palavras-chave:

Pedagogia, Disciplina de sexualidade e gênero, Gênero, Sexualidade

Resumo

O artigo tem por objetivo descrever as discussões oriundas da prática profissional da pesquisadora em momentos de formação inicial docente no curso de Pedagogia. Nessa reflexão, busca-se também destacar e descrever o processo de inserção e permanência da disciplina Educação, Sexualidade e Gênero no curso de Pedagogia em uma universidade brasileira. Identifica-se, nesse processo, o campo de lutas e disputas do currí­culo para se estabelecer o que deve ser considerado como conteúdo e como área de conhecimento. O artigo parte de um outro, escrito há dez anos. Nessa reescrita, buscou-se observar algumas permanências e mudanças ocorridas nos últimos tempos, em especial em contextos de ofensivas antigênero, que afetam a construção de subjetividades docentes e as vivências de acadêmicas e acadêmicos na disciplina. Algumas problematizações teórico-metodológicas desenvolvidas na disciplina, e avaliadas pelas/os acadêmicos/as, são trazidas para pensar a construção da identidade docente diante das temáticas de gênero e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Educação e na Pós-Graduação no CPAN/UFMS. Possui doutorado em Educação pela FEUSP, mestrado em educação pela UFMS e pós-doutorados pela UNICAMP e UNIRIO. Desenvolve pesquisa nas áreas de gênero, sexualidade e direitos humanos. Desde o ano de 2010 desenvolve projetos em escolas públicas municipais de Campo Grande/MS produzindo coletivamente filmes de animação com crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental.

Referências

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Gênero e diversidade sexual: um glossário. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. 12. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Currí­culo, gênero e sexualidade. Lisboa, PT: Porto Editora, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

PARAíSO, Marlucy Alves. O currí­culo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. In: Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.4, p. 1414-1435 out./dez. 2019.

PELÚCIO, Larissa. Desfazendo o gênero. In: Miskolci, Richard; LEITE JÚNIOR, Jorge (Orgs.). Diferenças na Educação: outros aprendizados. São Carlos, SP: EdUSCAR, 2014.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SILVA. Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: Uma introdução í s teorias do currí­culo. 2ª ed., 9ª reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

AUTORA. As dores e delí­cias de trabalhar com as temáticas de gênero, sexualidades e diversidades na formação docente. In SOUZA, Leonardo Lemos de; ROCHA, Simone Albuquerque da. (Orgs.). Formação de educadores, gênero e diversidade. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2012.

AUTORA. Educação para a sexualidade, equidade de gênero e diversidade sexual: entre carregar água na peneira, catar espinhos na água e a prática de (des)propósitos. In ___. Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2009.

AUTORA. Educação para a sexualidade: carregar água na peneira? In RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2009.

AUTORA. Educação sexual na escola: o dito e o não-dito na relação cotidiana. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2000.

Downloads

Publicado

2021-08-11