Gêneros e sexualidades na formação docente entre dores e delícias: problematização

Constantina Xavier Filha

Resumo


O artigo tem por objetivo descrever as discussões oriundas da prática profissional da pesquisadora em momentos de formação inicial docente no curso de Pedagogia. Nessa reflexão, busca-se também destacar e descrever o processo de inserção e permanência da disciplina Educação, Sexualidade e Gênero no curso de Pedagogia em uma universidade brasileira. Identifica-se, nesse processo, o campo de lutas e disputas do currículo para se estabelecer o que deve ser considerado como conteúdo e como área de conhecimento. O artigo parte de um outro, escrito há dez anos. Nessa reescrita, buscou-se observar algumas permanências e mudanças ocorridas nos últimos tempos, em especial em contextos de ofensivas antigênero, que afetam a construção de subjetividades docentes e as vivências de acadêmicas e acadêmicos na disciplina. Algumas problematizações teórico-metodológicas desenvolvidas na disciplina, e avaliadas pelas/os acadêmicos/as, são trazidas para pensar a construção da identidade docente diante das temáticas de gênero e sexualidade.


Palavras-chave


Pedagogia, Disciplina de sexualidade e gênero, Gênero, Sexualidade

Texto completo:

167-183

Referências


CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Gênero e diversidade sexual: um glossário. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. 12. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade. Lisboa, PT: Porto Editora, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

PARAÍSO, Marlucy Alves. O currículo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. In: Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.4, p. 1414-1435 out./dez. 2019.

PELÚCIO, Larissa. Desfazendo o gênero. In: Miskolci, Richard; LEITE JÚNIOR, Jorge (Orgs.). Diferenças na Educação: outros aprendizados. São Carlos, SP: EdUSCAR, 2014.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SILVA. Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed., 9ª reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

AUTORA. As dores e delícias de trabalhar com as temáticas de gênero, sexualidades e diversidades na formação docente. In SOUZA, Leonardo Lemos de; ROCHA, Simone Albuquerque da. (Orgs.). Formação de educadores, gênero e diversidade. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2012.

AUTORA. Educação para a sexualidade, equidade de gênero e diversidade sexual: entre carregar água na peneira, catar espinhos na água e a prática de (des)propósitos. In ___. Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2009.

AUTORA. Educação para a sexualidade: carregar água na peneira? In RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2009.

AUTORA. Educação sexual na escola: o dito e o não-dito na relação cotidiana. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.