Avaliações de estudantes de Licenciaturas sobre o ensino de educação sexual na formação inicial de professores

Autores

  • Jean Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Angelo Brandelli Costa Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Elder Cerqueira-Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.78-92

Palavras-chave:

Crenças, Educação Sexual, Formação de Professores

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar como estudantes de licenciaturas avaliam a abordagem de assuntos sobre educação sexual em cursos de formação inicial de professores. Participaram desta pesquisa 311 estudantes ingressantes e 269 concludentes de cursos de licenciaturas, que responderam um questionário sociodemográfico com itens sobre formação em educação sexual e uma escala para medir crenças sobre educação sexual. Participantes concludentes apresentaram avaliações mais positivas sobre a educação sexual, indicaram mais frequentemente ter feito atividades de formação sobre o tema e concordar que tais assuntos devem ser abordados em cursos de licenciaturas. Sendo que, considerar assuntos sobre educação sexual importantes nesses cursos e ter feito atividades de formação especí­fica sobre o tema foram preditores de crenças mais positivas sobre educação sexual nessa amostra. Esses resultados ajudam a pensar sobre contribuições na formação inicial de professores para trabalhar com educação sexual.

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Publicado

2021-08-11