Entrevista com Sônia Wanderley

Autores

  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).
  • Kenia Gusmão Medeiros Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).Mestre em História pela Universidade de Brasí­lia (UnB).Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.191-200

Palavras-chave:

ensino, gênero, história pública

Resumo

O texto trata de uma entrevista realizada pelas coordenadoras do Dossiê, Marta Rovai e Kênia Gusmão, com a Profa. Sonia Wanderley. A entrevista aborda a trajetória acadêmica da autora e sua contribuição para os debates de história cultural, mí­dias, história pública e ensino de história. A questão de gênero no ensino de História foi apresentada à autora como provocação para a reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora substituta na Universidade Estadual do Piauí­ (UESPI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo e do Formatio (Processos de Formação e Profissionalidade Docente (Formatio/UNIFAL).É lí­der do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio e coordenadora do Grupo de Estudos História Oral, gênero e diversidade, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É coordenadora institucional do PIBID/UNIFALl desde 2015. É integrante da Rede Brasileira de História Pública. Possui Mestrado em História pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1998), tendo pesquisado sobre a juventude durante o Estado Novo. Foi professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Universidade Bandeirante. Atuou no Ensino Médio, em São Paulo, e foi formadora de Professores no Instituto Qualidade de Ensino (IQE), em Recife e Teresina. Faz parte da comissão editorial e da produção executiva das revistas Oralidades e Cultura Histórica e Patrimônio. Atuou em oficinas e formação de professores de escola pública. É autora de artigos e livros ligados í  História Oral, Ditadura Militar, História Pública, relações de gênero e educação e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Entrevistas