BOTÂNICA em PRÁTICA: ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alexandre Empinotti Biólogo, pós graduado em Biodiversidade: Conservação e manejo de Recursos Naturais pela Unespar, campus de União da Vitória.
  • Angelita Barth Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória.
  • Daiane Niedzielski Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. e
  • Eduardo Antonio Tusset Biólogo, pós graduado em Biodiversidade: Conservação e manejo de Recursos Naturais pela Unespar, campus de União da Vitória. Mestrando em Botânica pela Universidade Federal do Paraná.
  • Evelyn Stachniak Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória.
  • Rogério Antonio Krupek Professor adjunto do Colegiado de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória, Praça Cel. Amazonas, Caixa Postal 291, CEP: 84600-000, União da Vitória, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2014.12.2.411

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar parte dos resultados obtidos ao longo do desenvolvimento do projeto "Botânica a ciência do dia a dia: atividades práticas como mecanismo de formação e aprendizagem em Ciências e Biologia" financiado pelo programa Universidade sem Fronteiras da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. Para tanto, são apresentados 21 planos de aula, todos relacionados com a área de Botânica, desenvolvidos junto aos alunos de Ensino Fundamental dos colégios estaduais Neusa Domit e Judith Simas Canellas, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, Paraná. Todos estes planos de aula foram desenvolvidos junto com os alunos de 5º a 9º ano do Ensino Fundamental de ambas os estabelecimentos de ensino. Cada um deles conta com uma descrição básica (Fundamentação teórica), os materiais utilizados e os procedimentos, além de questões discutidas ao longo do desenvolvimento das atividades práticas. Estes planos de aula aqui reunidos têm por finalidade demonstrar que atividades práticas e experimentos simples podem ser facilmente desenvolvidos junto aos alunos do ensino básico, propiciando aos mesmos maior compreensão sobre temas diversos da área de Biologia Vegetal e facilitando a compreensão dos assuntos tratados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-08