Narrativas de re(existências) de mães de pessoas transgêneros e suas lutas nos espaços escolares

Autores

  • Sandra Teixeira Fonseca Universidade Federal de São Carlos Pós Graduação em Educação - Mestrado
  • Viviane Melo Mendonça Universidade Federal de São Carlos Pós Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.69-79

Palavras-chave:

gênero, história pública, educação, transgêneros, mãe.

Resumo

Pessoas transgêneros são frequentemente invisibilizadas na história oficial de uma sociedade cisnormativa. Partindo desta premissa, o trabalho tem como objetivo trazer à luz da história pública a análise de narrativas de enfrentamentos e lutas de mães de pessoas transgêneros para legitimar a existência de suas filhas e filhos nos espaços de educação, desde os primeiros anos escolares até a formação superior. Teórico-metodologicamente nos fundamentamos na história oral e entrevistamos cinco mães que moram nas cidades de Campinas e Sorocaba, interior de São Paulo. Os resultados apontam que as intervenções das mães nos espaços de educação geram ações de resistência para o acolhimento das identidades nesses territórios. A pesquisa identificou que as escolas ainda tratam com distanciamento e dificuldade de acolhimento as questões de gênero e que se mostra urgente e essencial a construção de projetos polí­ticos-pedagógicos que abarquem esse tema com toda a comunidade escolar, para assim, romper as barreiras de diferenças dentro de uma educação supostamente para todas e todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Teixeira Fonseca, Universidade Federal de São Carlos Pós Graduação em Educação - Mestrado

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campos Sorocaba. Conclusão (Março/ 2021). Jornalista, graduada pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atuou como Diretora de Área, na Secretaria de Comunicação de Sorocaba, coordenando a produção de conteúdo áudio-visual, principalmente para a área da Educação. Atuou como repórter de polí­tica, economia, cultura, esporte, agronegócio, jornalismo nacional e regional. além de editora de texto na editoria geral da Rede Globo de Televisão por 5 anos. Também atuou como repórter da Rede Record de Televisão por 7 anos. Palestrante de comunicação e educação em universidades e instituições públicas. Comandou um projeto de Educomunicação na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba. Cursou intercâmbio de inglês no Instituto In lingua, em Vancouver - Canadá.

Viviane Melo Mendonça, Universidade Federal de São Carlos Pós Graduação em Educação

Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, campus Sorocaba. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-doutorado na Universití  di Roma La Sapienza, Mestrado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica (PUCCAMP) de Campinas e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Desenvolve pesquisas em Gênero, Estudos Feministas e Sexualidades; atuando nos seguintes temas: memória social, heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, educação, corpo e afeto e suas relações com a tecnologias, ciência, arte e cultura. Participa do "Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Cultura e Sociedade" e coordena o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS), ambos da UFSCar. Está credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So/UFSCar), linha pesquisa "Educação, Comunidade e Movimentos Sociai", e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH-So/UFSCar), do qual atualmente é coordenadora. Foi Visiting Professor do Dipartamento di Storia, Disegno e Restauro DellArquitetura da Universití  degli Studi di Roma La Sapienza-IT durante o perí­odo de 2018/2019, atuando com estudos interdisciplinares sobre os discursos de gênero, feministas, queer e de sexualidades em grafites e street art inscritos na cena urbana e histórica das cidades.

Referências

BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do "sexo". In: LOURO, Guacira L. (Orgs). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 151-172

FAERMANN,L.A; COSTA,S.L, COUTO.C . Cisnormatividade, violência e instituição escolar. In: Revista Conjectura, filosofia e educação: Caxias do Sul, RS. v.25, ed. 020036,2020

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 3 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1994. p.225.

________ Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p.9.

________ Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, Ed. UNESP, 2000. p.119.

GOELLNER, S. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. In: Revista Cadernos de formação: Rio de Janeiro, V.1, n.2, 2010. p.82.

HOOKS, b. Ensinando a transgredir: Educação como prática da liberdade. São Paulo: Ed: Martins Fontes, 2017. p.183

________ O feminismo é para todo mundo: Polí­ticas arrebatadoras. 11ª ed. Rio de Janeiro: Ed: Rosa dos Tempos, 2020. p. 116-125.

JUNQUEIRA, R. D. Introdução – Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: (Org.). Diversidade Sexual e educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas: Brasí­lia: Ministério da Educação; UNESCO, 2009. p.13-51.

LOURO, G. Gênero e Sexualidade: Pedagogias contemporâneas. 2ª ed. Vol. 19. Campinas: Pro-Posições, 2008. p.23.

_________ (Org.). O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Traduções: Tomaz Tadeu da Silva. 2a ed. 127p. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.61.

MEIHY, J. C. S. B. Augusto e Lea: Um caso de (des) amor em tempos modernos. São Paulo: Ed. Contexto, 2006. p.168.

PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p.24.

Downloads

Publicado

2021-05-31