Sistemática filogenética em livro didático de biologia aprovado pelo PNLD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.39-64

Resumo

Os livros didáticos são importantes objetos pedagógicos para o ensino-aprendizagem e a forte vinculação entre currí­culo e livro didático tem justificado que polí­ticas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) deem especial atenção a eles. Por isso, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar livros didáticos de uma coleção de livros de biologia aprovados pelo PNLD/2015 e escolhidos por cinco escolas públicas de União da Vitória, Paraná, para verificar se os mesmos utilizam o conhecimento da Sistemática Filogenética para o estudo e organização da diversidade biológica. Foram encontradas 84 unidades de análises dentro das seis abordagens propostas. Desse total somente duas abordagens foram predominantes e duas não foram encontradas. Além disso, observou-se o caráter fragmentado dos conteúdos de biologia. Isso demonstra que os livros didáticos devem ser objeto de constantes pesquisas para sua atualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziane Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestra em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Ponta Grossa (2019). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2014) e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais - FAPI (2012). Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Pinhais - FAPI (2014) e pós graduada em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Cesumar - Unicesumar (2015).

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009). Estágio doutoral na Université de Technologie de Compiègne França - Centre dInnovation Tecnologique (2008). Mestre em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná- PPGTE- (2002). Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1984).Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia ? PPGECT - Mestrado e Doutorado, professora pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção PPGEP. Atua nos cursos de Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica e Bacharelado em Ciência de Computação. Membro do Conselho da Pró-Reitoria de Assuntos Empresariais e Comunitárias ? COEMP - UTFPR (2014 a 2016).Assistente Editorial do International Journal of Organization and Innovation (2012 até o presente). Ministrou palestras no curso de Mestrado na Universidade de Lyon (2013) e é autora de livro sobre Inovação Tecnológica e Educação.Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2016 - atual).

Danislei Bertoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

(1) Professor dos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Licenciatura em Ciências Biológicas, UTFPR Campus Ponta Grossa. (2) Professor do Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, PPGECT, UTFPR Campus Ponta Grossa. FORMAÇÃO: (1) Licenciatura em Biologia, Faculdades Integradas Espí­rita; (2) Pós-Graduação Latu Sensu em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente, com habilitação em Magistério Superior, Faculdades Integradas Espí­rita/IBPEX; (3) Mestrado e Doutorado em Educação, UFPR. EXPERIÊNCIA: na área da Educação, como professor de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio, SEED/PR; como professor de Ciências no Ensino Fundamental, Araucária/PR; como professor de Biologia, Colégio Nossa Senhora do Rosário, Curitiba/PR; como professor substituto de Metodologia e Prática de Ensino/Estágio Supervisionado em Ciências e em Biologia, UFPR; e como docente em cursos de formação de professores, SEED/PR e UTFPR.

Downloads

Publicado

2021-05-31