Judeus na literatura amazônica: sugestões metodológicas em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.136-149

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Mediação tecnológica, Projeto de pesquisa

Resumo

O presente estudo insere-se no domí­nio teórico do ensino-aprendizagem e pretende, por meio de um relato de experiência atrelado às ações do Projeto de Pesquisa Ecos Sefarditas: judeus na Amazônia, descrever experiências exitosas desenvolvidas remotamente sobre o ensino de literatura em perí­odo suigeneris de isolamento social. Ato contí­nuo, o estudo faz proposições ampliadas a partir das experiências realizadas que se adequam a outros segmentos e contextos educacionais. Recorre-se à tecnologia e seus recursos de considerável alcance e versatilidade para a execução dos objetivos propostos por uma metodologia qualitativa e descritiva, a qual promove reflexões sobre sistematização de práticas e propõe possibilidades viáveis de interação remota de finalidade educacional. Como referenciais teóricos basilares estão Candido (1972), Rezende (2013), Rocha (2020), Todorov (2019) entre outros.

Palavras-chave: Ensino de Literatura, Mediação tecnológica; Projeto de pesquisa.

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Biografia do Autor

Silvia Helena Benchimol-Barros, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunto Efetiva do Quadro da Faculdade de Lí­nguas Estrangeiras da UFPa - Bragança (FALEST). Mestre em Estudos Linguí­sticos pela Universidade Federal do Pará e Doutora em Tradução e Terminologia pelas Universidade de Aveiro (UA) e Nova de Lisboa (UNL) - Portugal. Membro do programa de Pós Graduação Stricto Sensu Linguagens e Saberes na Amazônia PPLSA. Lí­der dos Grupos de Pesquisa ELA - Estudos em Linguí­stica Aplicada; NESA- Núcleo de Estudos Sefarditas nas Amazônia e NET - Núcleo de Estudos da Tradução

Alessandra Fabrícia Conde da Silva, Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança

Tem mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espí­rito Santo e doutorado em Letras e Linguí­stica pela Universidade Federal de Goiás. É professora adjunto da Universidade Federal do Pará, atuando na área de literatura portuguesa. É coordenadora do projeto de pesquisa Ecos sefarditas: judeus na Amazônia.

Sérgio Wellington Freire Chaves, UFPA - UERN

Professor Assistente de Teoria Literária da Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Bragança e aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Área de Pesquisa: Teoria e Crí­tica Literária e Letramento Literário em espaços escolares (Ensino de Literatura)

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Publicado

2020-11-25