Os princí­pios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.104-120

Resumo

Este artigo coloca em questão o currí­culo como um elemento que traz desafios à atividade educacional inclusiva. Apresenta um percurso investigativo fundamentado no paradigma da inclusão e no desenho universal para aprendizagem (DUA) como uma abordagem curricular acessí­vel. Tem como objeto de estudos as experiências inclusivas em uma unidade escolar na região do ABCDMRR paulista e pergunta como o design universal para a aprendizagem pode qualificar a prática docente no sentido da construção do currí­culo acessí­vel no contexto das unidades escolares? O objetivo geral foi apresentar os princí­pios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva, partindo-se da hipótese que o DUA contribui para o acesso de todas as pessoas ao mesmo percurso curricular, evitando a necessidade de produtos e ambientes exclusivos para as pessoas com deficiência. Trata-se de uma pesquisa narrativa, desenvolvida segundo uma abordagem intervencionista, com a realização de rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas junto a um grupo de professoras da rede pública de ensino. Os sujeitos de pesquisa advêm de dois grupos diferentes, sendo três professoras de uma unidade escolar e três professores/pesquisadores do grupo de estudos ACESSI. Os resultados apontaram para: a percepção da existência de um descompasso entre as práticas pedagógicas inclusivas e as decisões de currí­culo na escola, o envolvimento, interesse e engajamento, por parte das professoras, na busca de novas estratégias para transformar o percurso de ensino aprendizagem no sentido de um planejamento curricular acessí­vel com a aplicação dos princí­pios do DUA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa-Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com tese desenvolvida sobre a educação inclusiva. Trabalha com a formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional em Educação) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É lí­der do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social). Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, formação de professores, desenho universal para a aprendizagem, educação especial, Libras, direitos humanos e epistemologias emergentes.

Maria Aparecida do Nascimento Gonçalves, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduada em Pedagogia pelo Cento de Ensino Superior de Juiz de Fora-CES. Possui especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá/RJ e em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiências Múltiplas e Intelectual pelo IBRA. Mestrado profissional em Educação Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Experiência na área da educação, com ênfase na Educação Inclusiva, desenvolvendo trabalho no AEE (Atendimento Educacional Especializado) e CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) em todas as modalidades de ensino e larga experiência como professora regente desde a Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e EJA. Orientadora de TCC: Professora/Tutora da EAD - USCS; Professora Auxiliar do Programa de Preparação Pedagógica e Aperfeiçoamento ao Ensino na Graduação da USCS.

Referências

BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca e Linha de Ação Sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasí­lia: UNESCO, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Polí­tica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasí­lia: MEC, 2008.

BRASIL. Polí­tica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasí­lia: MEC, 2008

CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 2. 2, 2018. Disponí­vel em: http://udlguidelines. cast. org. Acesso em: 24 ago. 2019.

CAST. The three principles of UDL. Wakefield, MA: Author, 2011. Disponí­vel em:http://www.udlcenter.org/aboutudl/whatisudl/3principles. Acesso em: 10 dez. 2018.

CAST. Universal design for learning guidelines version 2.2 [graphic organizer]. Wakefield, MA: Author, 2018.

CLANDININ, D. J.; CONELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COSTA-RENDERS, E. C. Educação e espiritualidade: pessoas com deficiência, sua invisibilidade e emergência. São Paulo: Papirus, 2009. Coleção Pedagogia e Educação.

_______. Invisibilidade e emergência da Universidade inclusiva na tessitura de uma rede de memórias. 2012. 211p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponí­vel em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250710. Acesso em: 04/06/2019.

_______. Pedagogy of Seasons and UDL: the multiple temporalities of learning involving the university as a whole. In: BRACKEN, Sean Bracken; NOVAK, Katie. (Org.). Transforming Higher Education Through Universal Design for Learning an International Perspective. 1ed.London: Routledge, 2019, v. 1, p. 159-178.

_______. A inclusão na universidade: as pessoas com deficiência e novos caminhos pedagógicos. Curitiba: Editora Prismas, 2016.

GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. L. Polí­ticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Integração, Brasí­lia (Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Especial), v.14, n.24, p.24- 27, 2002.

GOODSON, I. Currí­culo, narrativa e o futuro social. In: Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, maio/ago. 2007.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo í Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4ª Ed., rev. e atual. Brasí­lia : Secretaria de Direitos Humanos, 2010. 100p

ONU. Declaração de Salamanca. Sobre Princí­pios, Polí­ticas e Práticas na írea das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, 1994.

Downloads

Publicado

2020-10-26