O capital cientí­fico do campo da Educação Quí­mica no Estado do Paraná

Autores

  • Franciellen Rodrigues da Silva Costa Depto. Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA)
  • Álvaro Lorencini Júnior Professor do Depto. de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da UEM.
  • Leila Inês Follmann Freire Professora do Depto. de Quí­mica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UEPG e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.86-103

Resumo

Este trabalho trata-se de um levantamento preliminar para identificar o volume de capital cientí­fico dos professores universitários da área de Educação Quí­mica das Instituições de Ensino Superior públicas do estado do Paraná. O objetivo deste trabalho é apresentar quais são os espaços buscados pelos pesquisadores para a socialização dos produtos acadêmicos, e como o volume de capital pode agregar valor simbólico aos agentes sociais deste campo. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental com auxí­lio da técnica bibliométrica, pois utiliza documentos (currí­culo Lattes) como ferramenta para mensurar informações ainda não tratadas qualitativamente. Os resultados alcançados indicam a busca por diferentes espaços para as publicações dos produtos acadêmicos, proporcionando aos agentes universitários o acúmulo de capitais simbólicos promovidos pelo capital cientí­fico. Sendo que, tais volumes de capitais propiciam a aquisição de poderes para legitimar as suas ideias e critérios para adentrar naquele campo.

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Biografia do Autor

Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Depto. Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA)

Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação para Ciência e Matemática na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Pesquisa"Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências – GETEPEC", da UEL, e dos grupos de pesquisa "Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza" e "Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática", da UFPR. Atuou como professora substituta na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e no departamento de Quí­mica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Campo Mourão. Lecionou a disciplina de Quí­mica no Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Cobra e tutoria em EAD do Curso de Ensino de Quí­mica do Instituto Prisma. Atuou como auxiliar de coordenação e monitora de Quí­mica e Matemática para alunos Ensino Fundamental II no Colégio Mater Dei de Apucarana. Exerceu a função de monitora de Quí­mica no Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Marista de Maringá. Participou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência (PIBID), na Universidade Estadual de Maringá, durante a Graduação. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e de Quí­mica, trabalhando com os seguintes temas: Formação de Professores, Materiais Didáticos e Educação em Quí­mica. ORCID iD: 0000-0003-3381-1179.

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Publicado

2020-10-26