A BNCC em evidência: Aproximações do currí­culo com a proposta de Tyler e a Pedagogia das Competências

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.35-52

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular, ou BNCC, tornou-se o currí­culo oficial e obrigatório no Brasil. Afim de compreendê-la, o trabalho objetivou analisá-la verificando aproximações com as teorias curriculares de Tyler e debater a proposta da Pedagogia das Competências. A pesquisa tem cunho qualitativo, pois se preocupa com a compreensão do documento, e os procedimentos compreendem a análise de conteúdo documental, pois se adequa ao objeto analisado. Constatando as aproximações com a proposta de Tyler, observou-se que a BNCC está voltada para a melhoria das avaliações em larga escala, para o eficientismo e o atendimento aos interesses do mercado. Quando à Pedagogia das Competências, ressaltou-se a formação para o mercado de trabalho, para a manutenção do status quo e para a aceitação das condições de vida e trabalho dos indiví­duos.

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Biografia do Autor

Polyana Zwirtes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Sou Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Letras com habilitações e Português e Inglês pela mesma universidade (2014). Conclui especializações (lato sensu) nas áreas de Educação de Jovens e Adultos e Docência do Ensino Superior. Membro do grupo de pesquisa Análise linguí­stica, Ensino e Formação - ALEF - (CAPES/CNPq). Docente das disciplinas de Lí­ngua Estrangeira Moderna - Inglês e Lí­ngua Portuguesa pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná SEED/PR.

Maridelma Laperuta Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Linguí­stica e Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, tendo realizado pesquisa que aborda a relação do preconceito linguí­stico com o ensino; mestre em Letras na área de Linguí­stica e Lí­ngua Portuguesa pela mesma universidade (2002). Graduada em Letras, com habilitação em Lí­ngua Portuguesa e Lí­ngua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Lider e membro do grupo de pesquisa Análise linguí­stica, Ensino e Formação - ALEF - (CAPES/CNPq). Atua na área de Letras, com ênfase em Sintaxe da Lí­ngua Portuguesa e trabalho também com Sociolinguí­stica e ensino de Lí­ngua Portuguesa, no curso de Graduação em Letras da UNIOESTE e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da mesma instituição.

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Publicado

2020-08-19