AGENTES (DES)CONSTRUTORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL: ANÁLISE DO FRACASSO ESCOLAR EM UMA ESCOLA RURAL DE PONTA GROSSA-PR

Autores

  • Eva Lucia Mainardes Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
  • Rafael Henrique Mainardes Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2014.12.1.304

Resumo

O presente trabalho busca apresentar a produção social do fracasso escolar e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, sendo necessário direcionar as questões aos possí­veis geradores desta causa na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental de uma escola situada na zona rural da cidade de Ponta Grossa-PR. Após levantamento da literatura pertinente ao assunto, tornou-se possí­vel o mapeamento das principais causas do fracasso escolar na instituição de ensino em questão, além, de analisar a relação dos alunos com os professores, colegas e famí­lia, no intuito de obter maior visão sobre os aspectos pessoais e sociais – através de coleta de dados oriunda de entrevistas semiestruturadas e visita a campo. As análises dos dados convergem a duas visões existentes sobre o tema: de um lado, o fracasso escolar como algo inerente ao aluno ou à sua famí­lia; de outro, como produto multideterminado, incluindo aspectos culturais e sociais, tendo como foco o processo pedagógico vivenciado na escola ou a falta de suporte. Observou-se, ainda, que alguns professores atribuem o fracasso apenas aos alunos e a causas externas, isentando-se da responsabilidade profissional e minimizando as possibilidades de intervenção para reversão das situações de não aprendizagem.

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Publicado

2014-12-02