Praxinoscópio e zootrópio: brinquedos ópticos na relação arte-ciência

Autores

  • Marisol Luciane Miara UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DE PONTA GROSSA - UTFPR (PPGECT).
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Tecnológica de Ponta Grossa (PPGECT)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.2.2859

Palavras-chave:

Arte e Ciência. Praxinoscópio. Zootrópio. Ilusão de óptica. Fotografia. Ensino.

Resumo

O artigo refere-se ao resultado de uma pesquisa envolvendo o uso de um praxinoscópio e zootrópio como objetos lúdicos na investigação da Óptica como tema potencial para a aproximação entre Arte – Ciência" . Para tanto foi fundamental estudar o princí­pio da percepção visual e da ilusão óptica, utilizando-se da movimentação de quadros estáticos (frame by frame). A reconstrução destes instrumentos ancorou-se nas oficinas de um Projeto de Extensão intitulado "Técnicas de Representação da Imagem: Do Renascimento à Fotografia" , dividida em duas oficinas especificas "Zootrópio: uma arte vista entre frestas luminosas" e "Praxinoscópio: o reflexo fragmentado da animação" . Os dados obtidos na pesquisa foram analisados em suas modalidades qualitativa e descritiva, tendo como fonte direta as informações mais próximas do ambiente escolar natural. Na fundamentação da pesquisa destacaram-se alguns teóricos, que abordaram fenômenos fí­sicos presentes na vida cotidiana.

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Biografia do Autor

Marisol Luciane Miara, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DE PONTA GROSSA - UTFPR (PPGECT).

Professora Ms. Marisol Luciane Miara, Graduada em Arte, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre pela Universidade Técnologica de Ponta Grossa (PPGECT).

Prof. Dr° Marcos Cesar Danhoni Neves,Graduado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991).

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Publicado

2019-08-28