Uma revisão sistemática sobre a psicomotricidade e as dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Silvia Fernanda de Souza Lordani UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marília Bazan Blanco UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.2.2553

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Psicomotor, Dificuldades de Aprendizagem

Resumo

O presente estudo visa identificar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, o que tem sido produzido no Brasil referente à temática Psicomotricidade e Dificuldades de Aprendizagem. Com o objetivo de encontrar as principais pesquisas relacionadas à referida temática, apontando seus objetivos e apresentando a sí­ntese dos resultados coletados, esta revisão partiu da busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME - LILACS), nos quais, após seleção, encontrou-se disponí­veis online para análise vinte e dois (22) trabalhos abordando a temática de interesse. Selecionadas as produções cientí­ficas, realizou-se um estudo dos oito (8) artigos, das doze (12) dissertações e das duas (2) teses encontradas para análise de acordo com a temática de interesse do estudo. Iniciou-se, então, uma análise e discussão mais aprofundada das pesquisas selecionadas. Como resultado, aponta-se que os trabalhos abordam, principalmente, a relação existente entre os elementos psicomotores, desempenho escolar e dificuldades de aprendizagem em crianças em idade escolar, prevalecendo às que correspondem a Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de aprofundar estudos nesta área, já que a presente revisão revelou que a psicomotricidade, estimulada desde a Educação Infantil, poderá prevenir dificuldades de aprendizagem em escolares, por outro lado, o estudo ainda revelou uma grande lacuna na formação de professores em relação à psicomotricidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Fernanda de Souza Lordani, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda do curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná -UENP- Campus de Cornélio Procópio , Brasil. Mestrado Profissional em Ensino.

Marília Bazan Blanco, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2015)
Professora de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná -UENP- Campus de Cornélio Procópio , Brasil. Mestrado Profisisonal em Ensino.


Downloads

Publicado

2019-04-27