Formação de Professores na Educação em Astronomia: uma análise do Banco de Dados de Teses e Dissertações do DME/UFSCar

Autores

  • Alessandra Daniela Buffon Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Professor doutor da Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).
  • Ricardo Francisco Pereira Professor doutor da Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Fí­sica

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2442

Resumo

A produção e difusão do conhecimento cientí­fico na Educação em Astronomia tem recebido grande atenção dos pesquisadores nacionais e internacionais. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar as caracterí­sticas e tendências de teses e de dissertações na área de Educação em Astronomia com ênfase em formação de professores. O procedimento metodológico é embasado nos estudos do "estado da arte" , mapeando a evolução da produção acadêmica. Foram analisadas teses e dissertações disponí­veis no Banco de Dados de Teses e Dissertações do DME/UFSCAR, totalizando 23 teses e 160 dissertações em um recorte temporal de 1973 a 2017. Em busca de identificar essa produção e conhecer as principais tendências da pesquisa nesse campo, foi realizada a análise de 15 trabalhos entre teses e dissertações voltadas ao foco temático de formação de professores. Por meio de uma análise qualitativa, foi possí­vel identificar que elas abordam tanto a formação inicial quanto a formação continuada relatando cursos, evolução conceitual e sinalizando para a inserção de disciplinas da área em cursos de magistério e licenciatura. Por meio deste trabalho, é possí­vel concluir que as tendências da formação de professores para Ensino de Astronomia são ainda limitadas principalmente no que se refere a cursos de formação continuada com diferentes enfoques, deixando ainda muitas perguntas em aberto e um campo fértil para um crescimento significativo.

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Biografia do Autor

Alessandra Daniela Buffon, Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá e mestre pelo mesmo programa de Pós-graduação (2016). Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Fí­sica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Astronomia, formação de professores e saberes docentes.

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Publicado

2019-03-01