Os multiletramentos e a contemporaneidade: reflexões para o ensino de humanidades e linguagens

Autores

  • Luciana Garcia Gauthier de Souza Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN.
  • Valeria Iensen Bortoluzzi Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN.
  • Marcos Alexandre Alves Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2253

Palavras-chave:

, Multiletramentos, Modernidade Lí­quida, Ensino, Humanidades, Linguagens

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de destacar os impactos da contemporaneidade no sistema escolar, refletir sobre o papel do professor nesse contexto e discutir as concepções dos multiletramentos a fim de aproximar a realidade da sociedade nos tempos atuais e a da escola, por meio dos multiletramentos, em prol do fazer educacional. A pós-modernidade, chamada por Bauman (2000) de modernidade lí­quida, caracteriza-se por não apresentar aspectos duradouros que afetam diretamente vários setores da sociedade, tais como trabalho e educação. A rapidez do fluxo das informações e os vários meios de comunicação disponí­veis atualmente, mudam o papel da escola, antes detentora do saber. Nesse contexto, a escola enfrenta novos desafios. A pedagogia dos Multiletramentos, proposta por um grupo formado por pesquisadores chamado de The New London Group (1996) propõe um ensino tendo como pilares a multiculturalidade (diversidade linguí­stica e cultural) e a multimodalidade (multiplicidade de mí­dias e canais de comunicações). Por fim, procuramos refletir acerca de algumas contribuições dos Multiletramentos para o ensino de humanidades e linguagens.

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Biografia do Autor

Luciana Garcia Gauthier de Souza, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN.

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN. Especialista em Lí­ngua Inglesa - Centro Universitário Franciscano.Graduada em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Franciscano. Professora do Colégio Militar de Santa Maria.


Valeria Iensen Bortoluzzi, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN.

Doutora em Letras - PPGL/UFSM. Mestre em Letras - PPGL/UFSM.Graduada em Letras Português/Inglês. Professora Adjunta do Curso de Letras e do Mestrado e Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN.

Marcos Alexandre Alves, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN.

Doutor em Educação - PPGE/UFPEL. Mestre em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa e Professor Adjunto do Curso de Filosofia, do Mestrado e Ensino de Humanidades e Linguagens e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática - Universidade Franciscana - UFN.

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Publicado

2019-03-01