#Sou+carioca: um estudo de caso acerca do consumo de tours organizados pelos moradores do Rio de Janeiro

Autores

  • Caroline Martins de Melo Bottino Fundação Cecierj/Consórcio Cederj (UFRRJ/UNIRIO)
  • Amanda Danelli Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.2.2007

Resumo

O presente artigo desperta uma discussão a respeito do conceito de turismo interno na atualidade. Por muito tempo, diferenciamos a prática do lazer da atividade turí­stica tomando por base a premissa do deslocamento do seu entorno habitual. Contudo, o turismo como qualquer fenômeno, vem sofrendo mudanças constantes e se adaptando às novas demandas e expectativas sociais e de mercado. Sendo assim, nos propusemos a refletir, no presente trabalho, a respeito do consumo de tours organizados, pelos habitantes da localidade em que são ofertados. A cidade do Rio de Janeiro, considerada a história de um dos mais reconhecidos destinos da contemporaneidade, enseja um espaço amplo de discussões a respeito da atividade turí­stica, seja pelos atrativos que oferta, pelos eventos que recebe ou pela forma como constrói e promove sua imagem. No contra fluxo das empresas de turismo da cidade do Rio de Janeiro, surgiu a Sou+Carioca para oferecer passeios guiados, pelos atrativos turí­sticos consagrados, aos seus residentes. Um atestado caso de sucesso que vem ganhando concorrentes e movimentando o mercado, nos levando ao seguinte questionamento: podemos fazer turismo dentro da nossa própria cidade?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Martins de Melo Bottino, Fundação Cecierj/Consórcio Cederj (UFRRJ/UNIRIO)

Graduada em Turismo pela Universidade Veiga de Almeida, especialista em Gestão de Empreendimentos Turí­sticos pela Universidade Federal Fluminense e mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é professora-tutora í  distância no curso de Licenciatura em Turismo da UFRRJ/UNIRIO - Consórcio Cederj.

Amanda Danelli Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada e Licenciada em História pela UERJ, Mestra e Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio, Professora Adjunta do Departamento de Turismo/IGEOG/UERJ, com pesquisa sobre História do Rio de Janeiro; cultura urbana e sociabilidades; interpretações e representações das cidades; imagens turí­sticas das cidades.

Referências

BARRETO, Margarita. Turismo y Cultura. Relaciones, contradicciones y expectativas. El Sauzal (Tenerife. Espanha): ACA y PASOS, RTPC, 2007.

BENI, Mario Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac, 1997.

CASTRO, Celso. "A natureza turí­stica do Rio de Janeiro." Em Turismo e identidade local: uma visão antropológica, edição: Margarita BARRETO e ílvaro BANDUCCI JR., 117-125. Campinas, SP: Papirus, 2001.

COSTA, Amanda Danelli. "A cidade do Rio de Janeiro: Cultura urbana e imagem turí­stica." Revista do Arquivo Nacional 28 (jan-jun 2015): 186-195.

GOELDNER, Charles R, Brent J. R. RITCHIE, e Robert W. MCINTOSH. Turismo: princí­pios, práticas e filosofias. Porto Alegre: Bookman, 2002.

PACKMAN, Elbio. "Sobre as definições de turismo da OMT: Uma contribuição í história do pensamento turí­stico." Anais do Seminário da ANPTUR, 2014: 1-20.

NEVES, Margarida de Souza. "Os cenários da República. O Brasil na virada do século XIX para o século XX." In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucí­lia de Almeida Neves. Brasil Republicano. Vol 1: O Tempo do Liberalismo Excludente: Da Proclamação da República í Revolução de 30. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 446p. p.13-44.

URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. . São Paulo: Nobel, 1996.

Downloads

Publicado

2018-04-27