Astronomia nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental I

Autores

  • Michel Corci Batista UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPO MOURÃO
  • Polonia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá
  • Aline Alves de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.3.1996

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar os conteúdos de astronomia apresentados nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental I, bem como a forma como são abordados no ensino fundamental I. Nesse trabalho a forma como abordamos os dados foi descrita pela Pesquisa Qualitativa, do tipo descritiva. Realizamos uma análise dos conceitos referentes à astronomia, nas vinte e três coleções destinadas ao ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas coleções foram avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013). Nossos resultados indicam que de forma geral todas as coleções abordam alguns temas de astronomia, no entanto, não existe um padrão de conteúdos trabalhado e nem dos anos em que um mesmo conteúdo é trabalhado. Podemos ressaltar ainda que os livros didáticos vem melhorando sua estrutura, a cada avaliação, mas que alguns erros apontados em avaliações anteriores ainda persistem, como é o caso de imagens totalmente fora de escala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Corci Batista, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPO MOURÃO

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor Adjunto do departamento de Fí­sica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica (UTFPR - Campo Mourão). Atualmente exerce a função de coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica UTFPR/CM. Tem experiência na área de Fí­sica, com ênfase em ENSINO EM FÍSICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e astronomia, formação de professores e recursos metodológicos para o ensino de ciência e astronomia.

Polonia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Especialização em Ensino de Fí­sica- UEM (1988) mestrado em Ensino de Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Fí­sica, com ênfase em Ensino de Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas:formação de professores ensino-aprendizagem de fí­sica/ciências, instrumentação para o ensino de fí­sica, ações didáticas para o Ensino de Fí­sica e Ciências, organização de grupos de professores de escolas de Ensino Básico, de ensino Superior e acadêmicos, desenvolvendo ações de Pesquisa e Ensino de Fí­sica e Ciências, visando a sala de aula.

Aline Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM. Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM. Foi bolsista da Fundação Araucária durante o mestrado. Possui graduação em Licenciatura plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (UNINTER). Possui Especialização em Ensino de Escolas em Tempo Integral (Em fase de conclusão) pela Faculdade Eficaz (2017). Participou por dois anos do Projeto de Extensão "Laboratório de Ensino de Ciências- LABEC". Foi bolsista de iniciação a Docência no Projeto PIBID durante dois anos consecutivos. Foi Integrante do Grupo de Estudos em Ensino de Ciências da UEM (Grupo Seminare) e do GP de Science Studies da UEM. Experiência como docente na rede Pública e Privada de Ensino do Estado do Paraná, atuando no Ensino de Matemática, Fí­sica e Quí­mica. Atualmente trabalha como professora mediadora do curso de Pedagogia da Unicesumar.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2013: ciências. – Brasí­lia : Ministério da Educação, 2012.

LANGHI, R. Ideias de senso comum em Astronomia. In: Observatórios Virtuais. São Paulo: IAG/USP, v.CDROM, p. 1-9, 2005.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do Ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, Limeira, n.2, p.75-92, 2005.

______.Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Fí­sica, v. 24, n. 1: p. 87-111, abr. 2007.

______. À procura de um programa de Educação continuada em Astronomia adequado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FíSICA, XI, Curitiba/PR, 2008, Atas..., São Paulo: SBF, 2008. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/ eventos/epef/xi acessado em 23/10/2013>.

LEITE. C. Os Professores de Ciências e suas Formas de Pensar Astronomia. 2002. Dissertação Mestrado. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

LEITE, C. & HOSOUME, Y. Astronomia nos livros didáticos de Ciências – Um panorama atual. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Fí­sica. Rio de Janeiro:SBF. 2003.

LONGHINI, M. D. O universo em uma caixa: introdução ao estudo da astronomia na formação inicial de professores de fí­sica. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, São Carlos, n. 7, p. 31-42, 2009.

MEES, A. A. Astronomia: Motivação para o Ensino de Fí­sica na 8ª Série. 2004. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

MORAIS,P. V.; MOREIRA, M. D.; SALES, N. L. L.; Análise de erros conceituais e desatualizações de livros de ciências e geografia após a análise do PNLD. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – II SNEA 2012 – São Paulo, SP.

PEDROCHI, F. ; NEVES, M. C. D. Concepções Astronômicas de estudantes no ensino superior. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 4, n. 2, 2005.

TIGNANELLI, H. L. Sobre o ensino da astronomia no ensino fundamental. In: WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2018-06-26