O Termo de Inspeção Escolar de Germano Wagenführ (1934)

Autores

  • Márcia Marlene Stentzler UNESPAR - Campus União da Vitória; Curso de Pedagogia / Coordenadora do Núcleo de Catalogação e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE); MEC/INEP - Avaliadora de Cursos de Graduação; CAPES - Coordenadora Institucional do PIBID/UNESPAR.
  • Michel Kobelisnki Unespar - docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História (UNESPAR/UFRJ), campus de Campo Mourão, Linha de pesquisa Saberes históricos em diferentes espaços de memórias, Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura & Sensibilidades

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1850

Palavras-chave:

Arquivo, documento, instituição educacional

Resumo

Este estudo tem como base o Termo de Inspeção, elaborado pelo professor e inspetor Germano Wagenführ, em 1934, o qual compõe o relatório do Grupo Escolar Professor Balduí­no Cardoso e Escola Complementar anexa, em Porto União (SC), região da 3ª Circunscrição Escolar. O excerto, integra o livro Termos de visitas das autoridades escolares, compõe o acervo do Arquivo da referida escola e abrange, de maneira irregular, o perí­odo compreendido entre os anos 1919-1939.O livro Termos de visitas das autoridades escolares foi inventariado pelo Núcleo de Catalogação e Pesquisas em História da Educação (Nucathe), instituí­do na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em 2009. Vinculado ao curso de Pedagogia do campus de União da Vitória (PR), tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a História da Educação na região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina. A iniciativa contribui para a compreensão do processo sócio histórico de organização da educação republicana na região, abrangendo os arquivos de bibliotecas, escolas, faculdades, acervos comunitários e particulares, cadernos escolares, atas, cartilhas, diários escolares, livros didáticos, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Marlene Stentzler, UNESPAR - Campus União da Vitória; Curso de Pedagogia / Coordenadora do Núcleo de Catalogação e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE); MEC/INEP - Avaliadora de Cursos de Graduação; CAPES - Coordenadora Institucional do PIBID/UNESPAR.

Curso de Pedagogia, campus de União da Vitória.

Michel Kobelisnki, Unespar - docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História (UNESPAR/UFRJ), campus de Campo Mourão, Linha de pesquisa Saberes históricos em diferentes espaços de memórias, Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura & Sensibilidades

Curso de História, campus União da Vitória (PR).

Referências

BERTUCCI, L.M. FARIA FILHO, L. M.; OLIVEIRA, M. A. T, de, Edward P. Thompson: História e formação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

BLOCH, M. Apologia í história, ou, O Ofí­cio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDÉ, G.; MARTIN, H. Les écoles historiques. Paris: Étidions du Seuil, 1989.

BRASIL.Decreto nº 3304 de 03 de agosto de 1917. Publica a resolução do Congresso Nacional que approva o accôrdo de 20 de outubro de 1916, firmando entre os Estados do Paraná e Santa Catharina, estabelecendo os seus limites. Disponí­vel em http://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:decreto:1917-08-03;3304. Acesso em 19 jul 2013.

CARVALHO, M.M. Reformas da Instrução pública. LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. de; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

CHARTIER, R, A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1990.

FARIA FILHO, L.M. A legislação escolar como fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação. In: FARIA FILHO, L.M.; DUARTE, R.H. [et all]. Educação, modernidade, civilização: fontes e perspectivas de analise para a história da educação oitocentista. Belo Horizonte: Autentica, 1998.

FEBVRE, L. Combates pela História. Lisboa: Editorial Presença, 1989.

GRUPO ESCOLAR BALDUINO CARDOSO E ESCOLA COMPLEMENTAR ANEXA. Termo de visita: inspetor Germano Wagenführ. Porto União, SC, 1934. (p.18-23).

KOBELINSKI, M. História, Linguüí­stica e modernidade: algumas considerações sobre um entrelaçamento. Revista Luminária, nº 4: 13-13, ago., 2001.

KOBELINSKI, M., VIEIRA, Denise Scolari. Introdução. Novas Sensibilidades na América Latina: expressões histórico-literárias (sécs. XVIII-XXI). In: KOBELINSKI, M. (Org.). Novas Sensibilidades na América Latina: ensaios de história e literatura. Curitiba: CRV, 2016, p. 13-35.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

MASTRONARDI, V., SANTE, A. B., CALDERARO, M. Grafologia giudiziaria e psicopatologia forense. Metodologia di indagine nel falso grafico e la capacití di intendere e di volere dalla grafia. Giurisprudenza. Roma: Giuffrè Editore, 2010.

MORETTI G. Grafologia pedagógica. Padova: Edizioni Messaggero, 2002.

PINTASSILGO, J. Os professores: entre a ciência da educação e a arte de ensinar (reflexões entre o passado e o presente). In: CAMARA, S. (org.) Pesquisa(s) em História da educação e da infância: conexões entre ciência e história. Rio de Janeiro: Quartet; Faperj, 2014.

RODRIGUES, A.M.L. A teoria dos arquivos e a gestão de documentos. In: Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.1, p. 102-117, jan./abr. 2006.

STENTZLER, M.M.; Entre questões lindeiras e a superação de fronteiras: A Escola Complementar em Porto União (SC) e União da Vitória (PR) 1928-1938. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR, 2015.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Documentos