Investigações acerca de ações interdisciplinares na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio

Autores

  • Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Emerson de Lima Soares Universidade Federal de Santa Maria
  • Marli Spat Taha Unipampa
  • Rafael Roehrs UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1780

Resumo

Este trabalho objetivou pesquisar a interdisciplinaridade na percepção e no cotidiano de professores na área de Ciências da Natureza, em uma escola estadual de Ensino Médio, Uruguaiana/RS, bem como verificar a contribuição de ações interdisciplinares no processo de ensino aprendizagem dos educandos nesta área do conhecimento. A pesquisa caracteriza-se por ser quali-quantitativa, como instrumento de coleta de dados utilizou-se pré e pós questionários com questões fechadas e abertas, e como proposta interdisciplinar foi explorado de maneira conceitual e prática o espectro da luz visí­vel. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que os professores não trabalham interdisciplinarmente, mas que almejam essa possibilidade. A proposta interdisciplinar desenvolvida superou a fragmentação de conteúdos, contribuindo favoravelmente na aprendizagem dos alunos, despertando o interesse nas aulas e oportunizando a discussão e reflexão sobre o meio em que estão inseridos. Conclui-se assim, a importância da formação continuada, que forneça aporte aos professores, discuta a interdisciplinaridade e contribua em novas concepções sobre o tema. Aponta-se também ser essencial a busca de condições para desenvolve-la como perspectiva de articular diferentes disciplinas, instigando os educandos a ampliar suas potencialidades e ultrapassando o refletir fragmentado.

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Biografia do Autor

Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação e Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde/UFSM; Especializanda em Educação Especial e Inclusiva/FAEL; Licenciada em Ciências da Natureza/UNIPAMPA

Emerson de Lima Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação e Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde/UFSM; Especializando em Educação Especial e Inclusiva/FAEL; Licenciado em Ciências da Natureza/UNIPAMPA

Marli Spat Taha, Unipampa

Mestranda PPG Profissional de Educação/UNIPAMPA; Especialista em Educação e Ciências/UNIPAMPA; Licenciada em Ciências da Natureza/UNIPAMPA.

Rafael Roehrs, UNIPAMPA

Professor Adjunto da UNIPAMPA: Doutor em Quí­mica/UFSM;Mestre em Biologia Celular e Molecular/UFRGS; Graduado em Quí­mica Industrial/UNISC;

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Publicado

2018-01-31