(Des)encontros entre a Educação Popular e a Pedagogia social

Autores

  • Karine Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda dos Santos Paulo Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.2.1779

Resumo

O texto relaciona duas importantes concepções teóricas no contexto brasileiro, a Educação Popular e a Pedagogia Social. A primeira concepção é concebida como manifestação que se constitui a partir da expressão das desigualdades sociais, cujo conceito apresenta uma dimensão polí­tica e pedagógica que sustenta o projeto de sociedade que defende; a segunda é reconhecida como uma disciplina pedagógica, gestada no âmbito da universidade, sendo identificada como uma área das Ciências da Educação. Relaciona um conjunto de saberes teóricos, técnicos e experienciais os quais são aplicados à Educação Social. Consideramos que ambas as concepções são referentes substantivos que inspiram o fazer educativo e pedagógico das práticas no campo social. Este identificado como um campo pedagógico especí­fico para além dos espaços reconhecidos formalmente no campo da educação. O texto propõe um diálogo a partir de memórias das experiências de trabalho das próprias autoras e dos referentes teórico-metodológicos acima descritos. Explicita como categorias de análise compreensões acerca do ser e estar Educadora e Educador Social e Educadora e Educador Popular e localiza a dimensão profissional e militante que envolvem este tema. Freire, Caride, Caliman, Streck e Fichtner são referenciais importantes na tessitura dos diálogos aqui propostos. O argumento que defendemos é o de que a Educação Popular e a Pedagogia Social não são concepções teórico-metodológicas que possuem definições lineares, únicas e neutras. Ambas estão inscritas e produzidas em um contexto polí­tico, cultural e social multifacetado, mas que contribuem sobremaneira às práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação no campo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Área Educação Social do Departamento de Estudos Especializados.

Fernanda dos Santos Paulo, Unisinos

É Educadora Popular. Doutoranda em Educação pela Unisinos com bolsa Capes - Proex. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013 ) tendo Indicação de Louvor, sendo bolsista CNPQ. Especialização em Educação Popular: Gestão de Movimentos Sociais pelo Brava Gente e Instituto IVOTI. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista IPA (2008) e Curso Normal em ní­vel médio ( magistério). É militante da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre, do Movimento de Educação Popular e do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente. É integrantes do GT de Construção do Curso Pós Graduação em Educação Popular e Gestão de Movimentos Sociais voltado í  educadores(as) populares de Porto Alegre. Na AEPPA coordenada o Núcleo de formação polí­tica e o GT de construção de Propostas de Cursos de Extensão, Graduação e Especialização para Educadores Populares. Também é professora da Faculdade Santo Augusto - FAISA e Instituto Brava Gente, atuando nos cursos de Especialização e Extensão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação não Escolar; Educação infantil, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior e Pedagogia freiriana, Formação de Educadores Populares, Polí­ticas Públicas de Educação.

Referências

ANDREOLA, Balduí­no. Radicalidade ética da Pedagogia do Oprimido. Disponí­vel em: http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Files/seminarios/mesa12-a.pdf. Acesso: 13/04/2017.

BRANDíO, Carlos Rodrigues. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

CALIMAN, Geraldo. A pedagogia social na Itália. In: SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente de; MOURA, Rogério Adolfo de. Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

CARIDE, José. Antonio. La pedagogí­a social em España. In: NUÑEZ, V. La educación em tiempos de incertidumbre: las apuestas de la Pedagogí­a Social. Barcelona: Gedisa, 2002, p. 81-112.

FICHTNER, Bernd. Pedagogia social e trabalho social na Alemanha. In: MOURA, R., NETO, J. C.. de S. e SILVA, R. (Orgs). Pedagogia social. São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2009, p. 43-50.

FICHTNER, Bernd. Educação Popular: uma visão europeia. In: STRECK, Danilo; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Educação Popular: lugar de construção social e coletiva. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo; GUIMARíES, Sérgio. Aprendendo com a própria história v. 2. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer – Teoria e Prática em Educação Popular. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

GARCIA, Valéria Aroeira. O papel do social e da educação não formal nas discussões e ações educacionais, 2008. Disponí­vel em: . Acesso: 10 dez. 2012.

IVO, Anete Brito Leal. A produção do novo "fetiche" no contexto da desregulação do mercado de trabalho. Disponí­vel em: http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=547%3Aa-producao-do-novo-qfeticheq-no-contexto-da-desregulacao-do-mercado-de-trabalho-&catid=58&Itemid=414. Acesso em: 20 abril de 2017.

KOGA, Dirce. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo: Cortez, 2003.

MACHADO, Érico Ribas. O desenvolvimento da Pedagogia Social sob a perspectiva comparada: o estágio atual no Brasil e Espanha. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Práticas socioeducativas e formação de educadores: novos desafios no campo social. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 66, jan./mar. 2010, p. 9-28.

MORAES, Michelle Rodrigues de. O processo de assistencialização das polí­ticas sociais e a seguridade social brasileira. Revista Temas e Matizes, v. 9, n. 17, 2010, p. 177-200.

PAULO, Fernanda dos Santos. ZITKOSKI, José Jaime. Educação Popular e questões contemporâneas. Aula pública no curso de especialização: Educação Popular e Movimentos Sociais. Brava Gente, POA-RS. (dezembro de 2015).

PAULO, Fernanda dos Santos; CONTE, Isaura Isabel; BIERHALS, Patricia Rutz. Educação popular e pedagogia social: um encontro possí­vel no caso de Porto Alegre? Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro/ Vol. 23, n.43, Mai-Ago. 2013, p. 128-144.

PAULO, Fernanda dos Santos. A formação dos (as) educadores (as) populares a partir da práxis: um estudo de caso da AEPPA. UFRGS-FACED, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2013. (Dissertação/mestrado). 278p.

PAULO, Fernanda dos Santos. Pioneir@S da Educacão Popular Freiriana e a Universidade. Projeto de Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação Educação, 2016.

PAULY, Evaldo. Reflexões inspiradas pela educação popular sobre a LDB, ECA, moral, ontologia e formação para a cidadania. In: REUNIíO ANUAL DA ANPED, 29., 2006. Anais... [S.l.]: 2006. Disponí­vel em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/29portal.htm>. Acesso em: 29 nov. 2012

RIBEIRO, Marlene. Exclusão e educação social: conceitos em superfí­cie e fundo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, jan./abr. 2006, p. 155-178.

RIZZINI, Irene; BARKER, Gary; CASSANIGA, Neide. Polí­ticas sociais em transformação: crianças e adolescentes na era dos direitos. In: Educar em Revista. n.15. Curitiba: Jan./Dec.1999. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601999000100011

RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco (orgs.). A arte de governar crianças: a história das polí­ticas sociais, da legislação e da assistência í infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, Karine. Intencionalidades em conflito: um estudo das práticas educativas de ONGs. Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação Educação, 2015.

SANTOS, Karine; LEMES, Marilene Alves. O sentido do trabalho educativo no campo social. Série-Estudos, v.21, n.43, set./dez. 2016. Disponí­vel em: <http://dx.doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(03)> Acesso em março/2017.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena (orgs). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. III. Petrópolis: Vozes, 2005.

STRECK, Danilo; SANTOS, Karine. Educação de Jovens e Adultos: diálogos com a Pedagogia Social e Educação Popular. In: EccoS – Revista Cientí­fica, São Paulo, n. 25, jan./jun. 2011, p. 19-37.

STRECK, D. R. Ligações esquecidas: requisitos para uma pedagogia social latino-americana. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domí­nio epistemológico. Brasí­lia, v.18, n.1, dez, 2012, p. 33-40.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária Inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 3, 1987.

Downloads

Publicado

2017-07-20