Editorial: Educação & Pedagogia Social (suplemento)

Autores

  • Nájela Tavares Ujiie Unespar, campus de União da Vitória
  • Franciele Clara Peloso
  • Érico Ribas Machado
  • Michel Kobelinski

Resumo

APRESENTAÇÃO

A Revista Ensino & Pesquisa tem a grata satisfação de apresentar o Suplemento Especial – Educação/Pedagogia Social, fruto da parceria com o Evento EDUSOPR, contendo um total de doze artigos cientí­ficos voltados ao campo da Educação Social em múltiplas vias. Cujas contribuições significativas agradecemos a todos os parceiros, autores e coautores, membros de universidades nacionais e internacionais.

As temáticas apresentadas são importantes à consolidação da Educação/Pedagogia Social campo em franca expansão no território brasileiro, a qual merece atenção do âmbito acadêmico. Por essa via os artigos têm por temáticas: definição e conceituação do campo da educação social e pedagogia social, a normatização da profissão educador social no Brasil, formação do educador social no Brasil, as memórias de Paulo Freire e sua contribuição teórica í­mpar a educação social, a formação em Educação Social na Colômbia, a construção do lugar de educadoras e as relações entre os referentes da Educação Popular e da Pedagogia Social, projetos de educação social, dentre eles as escolas comunitárias de Puebla no México e o Projeto Espaço da Mamãe Universitária, o brincar como direito da infância em diferentes contextos e fonte de respaldo a constituição do ser criança, a escola como espaço-tempo de educação social e as discussões uruguaias, a educação social em dialogicidade com a didática, e, a educação social e a avaliação partilhada por educadores e educandos, enfim debates importantes à seara da Educação/Pedagogia Social em diversos contextos.

Assim, ao passo que apresentamos este suplemento agradecemos a todos os pareceristas, nacionais e internacionais, que participaram do processo de avaliação dos artigos.

Sem embargo fazemos votos que o número apresentado seja apreciado e amplamente acessado por leitores, acadêmicos e interessados em geral por esta área que nos é tão salutar.

Nájela Tavares Ujiie

Franciele Clara Peloso

Érico Ribas Machado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Editorial