Revelações sobre o trabalho do professor de inglês no Ensino Médio

Autores

  • Sandra Marias Araujo Dias Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Aníbal de Souza Mascarenhas Filho Professor do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Lí­nguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Mossoró; Tradutor e intérprete de lí­ngua inglesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
  • Ana Paula Oliveira Vale de Andrade Secretária executiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Centro Multidisciplinar de Caraúbas.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1715

Resumo

Este estudo pretende investigar as representações sobre o agir do professor de lí­ngua inglesa no Ensino Médio de uma escola pública. Para isso, consideram-se todas as dimensões (cognitivas, fí­sicas, sociais) do trabalho do professor, o que possibilita compreender posicionamentos docentes assumidos no processo de ensinar e aprender uma Lí­ngua Estrangeira (LE). Considerando a escrita como elemento de construção identitária (KLEIMAN, 2007) e o ensino como trabalho (MACHADO, 2004), esta pesquisa narrativa[1] analisará relatos publicados em um diário dialogado produzido por pesquisador e colaborador, baseados em situações de aula. Alinhando-se à noção da linguagem como fator fundamental para o desenvolvimento humano, defendida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e adotada como corrente teórico-metodológica neste estudo, buscamos respostas para: Que temas e caracterí­sticas constitutivas do trabalho do professor são revelados em um diário dialogado[2]? Em resposta, inicialmente, tratamos de questões relativas ao Ensino como território de formação docente (CAPES, 2013); após, discutimos trabalho docente e expomos seus fatores constituintes. Para fundamentar a análise dos dados, partiremos das noções de conteúdo temático e de agir docente, delineados nas esferas do ISD e das Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 1999; MACHADO, 2007; CLOT, 1999/[2007]). Observamos que os temas levantados pelos colaboradores no diário retratam que trabalho docente configura-se como atividade situada, coletiva, interacional, marcada pelas regras de ofí­cio, prescritiva e instrumentada.


[1] A pesquisa narrativa está naturalmente inserida no paradigma qualitativo, como podem atestar Connelly e Clandinin (1990).

[2] O conceito de diário dialogado será abordado na próxima seção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Marias Araujo Dias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e lí­der do Grupo de Pesquisa em Estudos em Letramentos, Identidade e Formação Docente (GELF/UFERSA/CNPq), atuando na área de Linguí­stica Aplicada, com ênfase em pesquisas sobre práticas de letramentos voltadas aos seguintes temas: formação de professores de lí­nguas, identidade profissional, estágio supervisionado e trabalho docente.

Aníbal de Souza Mascarenhas Filho, Professor do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Lí­nguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Mossoró; Tradutor e intérprete de lí­ngua inglesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Aní­bal de Souza Mascarenhas Filho é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da UERN/UFERSA/IFRN. Possui graduação em Letras e Artes, com habilitação em lí­ngua inglesa Norte (2006) e Especialização em Leitura e Produção Textual (2009) pela Universidade do Estado do Rio Grande. Atuou como professor substituto do Centro Federal de Educação Tecnológica do RN (2007-2009) e professor do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Lí­nguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Mossoró. Atualmente, é tradutor e intérprete de lí­ngua inglesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência na área de Linguí­stica, com ênfase em Estudos da Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: inglês, ensino de lí­nguas estrangeiras, sons consonantais, desvios de pronúncia e terminologia bilí­ngue.

Ana Paula Oliveira Vale de Andrade, Secretária executiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Centro Multidisciplinar de Caraúbas.

Ana Paula Oliveira Vale de Andrade é mestrandapelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da Associação Ampla da UERN/UFERSA/IFRN. Possui graduação em Letras - Lí­ngua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003) e Especialização em Gestão Educacional pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (2007). Atualmente, é secretária executiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Centro Multidisciplinar de Caraúbas.

Referências

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: Machado, Ana Rachel (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do ensino fundamental: lí­ngua estrangeira. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998. Disponí­vel em: <http://wwwportal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf> Acesso em: 20 de jun. 2016.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um Interacionismo Sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

_____; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHAO, Anna Rachel. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 132-163.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Stories of experience and narrative inquiry. Educational Researcher, vol. 19 n. 5, 1990, p.2-14.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. 2 ed. Tradução: Adail Sobral. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2007/[1999].

CAPES (BR). Diretoria de Avaliação. Documento de área 2013. Disponí­vel em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf> Acesso em: 19 de jan. 2016.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de lí­ngua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.

MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. São Paulo: Eduel, 2004.

_____. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARíES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia. (Orgs.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007, p. 77-97.

ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2017-12-05