O estado da arte nas produções dos professores do PDE de Biologia: como andam as relações entre tecnologias da informação e comunicação e teorias de ensino-aprendizagem

Elaine Ferreira Machado, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Awdry Feisser Miquelin

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, denominada “estado da arte” realizada nos artigos produzidos pelos professores de Biologia do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) nos anos de 2013-2014 e disponíveis no portal da Secretaria de Educação do Estado. O objetivo da pesquisa foi analisar, dentre os artigos publicados, aqueles que contemplavam as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino-aprendizagem da Biologia e como as Teorias da Aprendizagem (TA) embasaram a utilização/mediação das tecnologias. Como resultados verificou-se que ainda as TIC são utilizadas em sala de aula como ferramentas e não como mediadoras. Além disso, a maioria das propostas de intervenção desenvolvidas pelos professores PDE não apresentam um embasamento adequado das TA que deveriam fundamentá-las. Por outro lado, as propostas que envolvem TIC fundamentadas em TA cognitivistas ou humanistas demonstram resultados bem satisfatórios. Assim, diante dos dados de pesquisa encontrados, foram elaboradas algumas sugestões que amenizem as dificuldades encontradas pelos professores, para que as propostas com TIC possam contribuir com uma formação plena dos sujeitos da educação básica.


Palavras-chave


formação de professores; educação básica; mediação das TIC

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.33871/e%26p.v16i1.1713

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