O estado da arte nas produções dos professores do PDE de Biologia: como andam as relações entre tecnologias da informação e comunicação e teorias de ensino-aprendizagem

Autores

  • Elaine Ferreira Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro UTFPR - Câmpus Ponta Grossa
  • Awdry Feisser Miquelin UTFPR Câmpus Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1713

Palavras-chave:

formação de professores, educação básica, mediação das TIC

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, denominada "estado da arte" realizada nos artigos produzidos pelos professores de Biologia do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) nos anos de 2013-2014 e disponí­veis no portal da Secretaria de Educação do Estado. O objetivo da pesquisa foi analisar, dentre os artigos publicados, aqueles que contemplavam as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino-aprendizagem da Biologia e como as Teorias da Aprendizagem (TA) embasaram a utilização/mediação das tecnologias. Como resultados verificou-se que ainda as TIC são utilizadas em sala de aula como ferramentas e não como mediadoras. Além disso, a maioria das propostas de intervenção desenvolvidas pelos professores PDE não apresentam um embasamento adequado das TA que deveriam fundamentá-las. Por outro lado, as propostas que envolvem TIC fundamentadas em TA cognitivistas ou humanistas demonstram resultados bem satisfatórios. Assim, diante dos dados de pesquisa encontrados, foram elaboradas algumas sugestões que amenizem as dificuldades encontradas pelos professores, para que as propostas com TIC possam contribuir com uma formação plena dos sujeitos da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Ferreira Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência e Tecnologia na UTFPR Câmpus Ponta Grossa, Mestra em Ensino de Ciências, Professora da Secretaria do Estado da Educação do Paraná nas disciplinas de Ciências e Biologia. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Especialista em Tecnologias Educacionais e Saúde para Profesoseres. Estudos e pesquisas em ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, UTFPR - Câmpus Ponta Grossa

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Álgebra Linear, Geometria Analí­tica, no curso de Engenharia de Produção 2) Cálculo Integral no curso Interdisciplinar em Ciências Naturais; 3)Ensino de Matemática e Educação Cientí­fica e Tecnológica, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuí­do com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência & Cognição, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

Awdry Feisser Miquelin, UTFPR Câmpus Ponta Grossa

Possuo graduação em Licenciatura Em Fí­sica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente sou professor Adjunto IV no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, professor do Programa de Pós Graduação em Formação Educacional, Cientí­fica e Tecnológica (Câmpus Curitiba) e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa), Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e Coordenador do Doutorado do PPGECT. Tenho experiência em abordagem sistêmica, relações entre educação, ciência e tecnologia, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências, atuando nos seguintes temas: consultoria de impacto tecnológico, mediação de tecnologia e Escola Básica, didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora. Atuo com a investigação de processos de ensino-aprendizagem envolvendo: relações entre a arte e as ciências naturais, filosofia da ciência e da tecnologia, história e filosofia das ciências naturais, arte e ciência, teorias de aprendizagem e praticas educativas envolvendo ciências naturais e as TIC.

Referências

ALVES, M. G. e LUCAS, L. B. Webquest – uma metodologia pesquisa interativa para educandos da EJA na disciplina de Biologia. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_bio_artigo_maria_goretti_alves.pdf. Acesso 17/01/2017.

BRANCO, L.M. e BRANCALHíO, R. M. C. O ambiente virtual no processo de ensino-aprendizagem de células e tecidos. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_bio_artigo_liandra_mara_branco.pdf. Acesso em 17/01/2017.

FERREIRA, N. S.A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002.

FREIRE, P. Pedagogia da solidariedade. São Paulo: Cortez, 2014b.

GONÇALVES, D. S. e PINHO, K. E. P. A história em quadrinhos: metodologia para o ensino do conteúdo ví­rus com auxí­lio da ferramenta impress. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_bio_artigo_dailde_silva_goncalves.pdf. Acesso em 17/01/2017.

KELLER, J. F e MORAES, D. R. S. Estratégias Didáticas para a Construção Coletiva de Painéis Cognitivos Interativos de Biologia e Interdisciplinar com QRcode. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1 Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_bio_artigo_john_franco_keller.pdf. Acesso em 17/01/2017.

LARA, M. O. N. B e SCHIMIN, E. S. O blog como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_bio_artigo_maria_olanda_nunes_bonfim.pdf. Acesso em 17/01/2017.

LADRIÈRE, J. O racional e o razoável. In: MORIN, E. A religação dos saberes. pp. 500-520. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MIQUELIN, A. F. MIQUELIN, A.F. Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de Fí­sica na escola básica (tese). Florianópolis, SC, 2009.

MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. 2 ed. ampl. São Paulo: EPU, 2011.

PARANí. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretrizes Curriculares de Biologia. Curitiba, SEED, 2008.

PARANí. Documento Sí­ntese PDE. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. SEED: Curitiba, 2012. Disponí­vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/2013/documento_sintese_2014_incorporando_avaliacao.pdf . Acesso em 09/01/2017.

PARANí. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes para o uso de Tecnologias Educacionais. Curitiba, 2010.

PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponí­vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20. Acesso em 09/01/2017.

PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponí­vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1683. Acesso em 09/01/2017.

POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura í tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

SERAFIM, M. L.; Sousa, R. P. Multimí­dia na educação: o ví­deo digital integrado ao contexto escolar. In: Tecnologias digitais na educação/Robson Pequeno de Sousa, Filomena da M. C da S. C. Moita, Ana Beatriz Gomes Carvalho Organizadores). Campina Grande: EDUEPB, 2011.

SILVA, S. A. A; GUEDES, F. M. L; PIÇANCO, D. C. de L.; CAMAS, N. P. V. O uso pedagógico da rede social EDMODO: formação continuada dos professores e socialização do conhecimento. . In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_lem_artigo_sandra_aguera_alcova_silva.pdf. Acesso em: 17/01/2017.

SOUZA, S. S e CAMAS, N. P. V. Rede social educativa: o uso do ambiente virtual de aprendizagem EDmodo no ensino de Biologia. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_bio_artigo_simone_sinara_de_souza.pdf. Acesso em 17/01/2017.

TRACZ, A. L. A e CARVALHO, M. de. Recursos tecnológicos como ferramenta didática: limites e possibilidades no contexto escolar. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_bio_pdp_anderson_luiz_augusto_tracz.pdf. Acesso em 17/01/2017.

VALENTE, J. A. Análise de Diferentes tipos de Software usados na Educação. In: VALENTE, J. A. (org.) O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Gráfica Central da UNICAMP, 1993. p. 88-110. cap 4.

Downloads

Publicado

2017-10-20