José Verí­ssimo e a segunda lição do curso de Pedagogia do Pedagogium (1896)

Autores

  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade do Estado do Amapá
  • Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França Universidade do Estado do Pará-UEPA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1670

Palavras-chave:

Revista Pedagógica, José Verí­ssimo, Pedagogium

Resumo

A Revista Pedagógica foi criada em 1890, por Benjamin Constant, Ministro da Instrução Pública, Correios e Telegrafos, tendo sido o primeiro periódico especializado em questões educacionais, financiado pelo governo federal, e que circulou entre 1890 e 1896. O diretor da revista foi Joaquim José Menezes Vieira, sendo seu principal dinamizador, tendo sido o autor dos editoriais e também de diversos artigos. Em sí­ntese, pode-se dizer que a Revista Pedagogium funcionou como um dispositivo para padronizar administrativa e pedagogicamente a escola no iní­cio da República. Dentre os vários intelectuais que publicaram artigos sobre educação nessa revista, está o paraense, José Verí­ssimo Dias de Matos, que nasceu em Óbidos, na Proví­ncia do Pará em 1857 e faleceu no Rio de Janeiro em 1916. José Verí­ssimo, entre os anos de 1895 e 1897 foi professor de Pedagogia do Pedagogium. Na Revista Brasileira de 1895, publicou o texto "A Pedagogia" , lição inaugural do Curso de Pedagogia do Pedagogium. Na edição de 1896 da Revista Pedagógica, José Verí­ssimo, apresenta a segunda lição do Curso de Pedagogia, na qual disponibilizamos na seção de documentação da Revista Pesquisa & Ensino: Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente. Portanto a Revista Pedagógica constitui-se como uma importante fonte para História da Educação Brasileira no inicio do perí­odo republicano.

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Biografia do Autor

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA), Mestre em Educação (UEPA/PUC-RIO) e professor da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Lí­der do Grupo de Estudos Pesquisas e Práticas em Em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA).

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Pós Doutora em História da Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,Doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas,Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Pará. Lí­der do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia-GHEDA.

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Publicado

2017-06-13

Edição

Seção

Documentos