Escritas reflexivas compartilhadas como estratégia de formação inicial: a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em ciências

Autores

  • Raquel Weyh Dattein UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
  • Roque Ismael da Costa Güllich Professor Adjunto de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia Tutor do PETCiências - FNDE-MEC/UFFS Pesquisador Lí­der do GEPECIEM Licenciatura em Ciências Biológicas Campus de Cerro Largo - RS Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Lenir Basso Zanon Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, e Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da UNIJUÍ, Ijuí­, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1640

Resumo

O texto apresenta a discussão da temática da iniciação à docência em Ciências e Biologia, em relação ao subprojeto do PIBID Ciências e aos indí­cios de constituição docente pela via das narrativas de formação que são tematizadas pelo viés da pesquisa na formação e docência, sendo este um recorte de uma dissertação de mestrado. Busca também compreender e abordar, por meio da perspectiva histórico-cultural e de reflexões crí­ticas, as dimensões da iniciação à docência registradas em 13 Diários de Bordo (DB), produzidos por 13 bolsistas do PIBID Ciências, incluindo a autora da dissertação, quatro supervisoras e o professor formador do subprojeto, totalizando o envolvimento de 18 sujeitos de pesquisa. As narrativas foram analisadas por meio de pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar escritas reflexivas compartilhadas (ERC) no contexto formativo vivenciado no PIBID Ciências, sendo este organizado com base na Investigação-Ação (IA) com enfoque crí­tico e emancipatório. A organização metodológica, baseada na Análise Textual Discursiva (ATD) das narrativas dos DB, possibilitou o diagnóstico de discursos de cunho descritivo e interpretativo, possibilitando a percepção de três tematizações que perpassaram o processo formativo: experimentação no ensino e na docência; o livro didático no ensino de Ciências; a pesquisa no ensino e na iniciação à docência em Ciências, sendo esta última abordada com ênfase neste artigo. A partir das narrativas que originaram as temáticas, tem-se a constatação de um processo formativo transformado por leituras e discussões de teóricos da educação, cujos licenciandos avançam de escritas descritivas e com conhecimentos do cotidiano para escritas valorativas e com conhecimentos cientí­ficos. Assim, encontramos indí­cios de interações constitutivas dos sujeitos de pesquisa e ação que demonstram um processo permeado por conhecimentos (teóricos e práticos, cientí­ficos e cotidianos) imbricadas nas ERC e colaborativas nos DB.

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Biografia do Autor

Raquel Weyh Dattein, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS

Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, junto a Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo - RS (2014). É doutoranda e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2015/2016), atuando na linha de pesquisa I: Currí­culo e Formação de Professores. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência - PIBID Ciências e PIBID Ciências Biológicas 2011/2014 UFFS/CAPES. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM/UFFS. Atuou como Tutora no Curso de Extensão: Educação Integral - Formação na Área de Ciências da Natureza e Matemática e suas Linguagens e da Rede Nacional de Formação de docentes da Educação Básica - UFFS.

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Publicado

2018-01-31