A produção cientí­fica com o tema PIBID na área de Ensino de Biologia

Autores

  • Daniela Frigo Ferraz Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa
  • Fábio Seidel dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa
  • Antônio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa
  • Márcia Regina Carletto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1217

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as produções cientí­ficas com o tema PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na área de Ensino de Biologia em periódicos representativos da área de Ensino (2012 a 2014) e nas atas dos ENPECs (2009 a 2013) e investigar quais tem sido as contribuições dessas pesquisas para a formação de professores de Biologia. Detectou-se e analisou-se um conjunto representativo de 27 produções com o tema nessa área, sendo somente uma produção nos periódicos analisados, demonstrando a necessidade de se investir em pesquisas sobre o tema. Destaca-se entre os resultados encontrados, a contribuição do programa para promover uma formação inicial e continuada dos envolvidos em uma perspectiva que valoriza a prática cotidiana como lugar de construção de saberes mediante a análise crí­tica dessas práticas e da ressignificação das teorias a partir dos conhecimentos da prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Frigo Ferraz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

- Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná;

- Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP);

- Mestrado em Educaçãopela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

- Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (em andamento);

- Atua na linha de pesquisa: Educação em Ciências, Ensino de Biologia, Formação de Professores;

- Grupo de pesquisa: membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Fábio Seidel dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

- Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

- Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista (em andamento).

- Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Evolutiva) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

- Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (em andamento).

- Atua na linha/sublinha de Pesquisa: Educação Tecnológica/Linguagem e Cognição no Ensino de Ciências e Tecnologia.

- Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES).

Antônio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

- Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

- Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

- Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

- Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa;

- Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

- Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina;

- Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico do Estado do Paraná.

Márcia Regina Carletto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

- Professora Titular Aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa.

- Foi professora permanente do Curso de Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da UTFPR Campus Ponta Grossa.

- Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná,

- Mestrado em Tecnologia com ênfase em Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

- É membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da Instituição de Ensino Superior Sant'ana. É membro da Câmara Técnica de Meio Ambiente - CTMA da Associação Comercial Industrial de Ponta Grossa - ACIPG.

- Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Bolsista Sênior junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - UEPG.

- Áreas de atuação: Educação em Saúde; Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS; Educação, Gestão e Saúde Ambiental; Formação de Professores; Educação Cientí­fica e Tecnológica.

Referências

ALLAIN, L. R.; DELGADO, P. C. da S.; COUTINHO, F. A. O PIBID e sua relação com a identidade profissional de professores de biologia em formação: uma abordagem a partir da toeira ator-rede. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

AMORIM, A. M. M.; FREITAS, L. M. Que temas sobre sexualidade mais interessam aos jovens e adultos? Análise em uma escola parceira do PIBID/ UFPA. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

ARAÚJO, M. P. de; RODRIGUES, E. C.; DIAS, M. A. da S. Importância da experimentação no ensino de biologia. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002.

BOHRER, T. R. J.; FARIAS, M. E. As teorias implí­citas de aprendizagem dos estudantes/bolsistas do curso de Ciências Biológicas do PIBID. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação í docência voltados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í Docência (PIBID). Edital MEC/CAPES/FNDE. 12 dez. 2007. 8p.

____. Ministério da Educação. Edital número 018/2010/CAPES– Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í Docência (PIBID) Municipais e Comunitárias. MEC/CAPES/DEB. 2010. 17p.

____ Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Número 9.394 de 1996.

____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Parte I e III. Brasí­lia: MEC, 2000.

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CAMARGO, T. S. de; CHAGAS, E. R. C.; MARTINS, T. P. O Programa de Bolsa de Iniciação í Docência nas Ciências Biológicas da PUCRS: um estudo sobre a valorização e incentivo í docência. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da Nossa Época).

CASTRO, A. T.; FELICIONI, F.; TÓDERO, B. M.; ALLAIN, L. R. O processo de formação de professores crí­tico-reflexivos a partir da utilização de diários de bordo no PIBID biologia da UNIFAL- MG. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm.> Acesso em: 23 set. de 2016.

COSTA, P. C. F.; STABILE, H. G.; RIBEIRO, J. C. N.; GIATTI, O. F.; MARCELINO, C. G.; PONCIANO, J. F. P. M.; MARCELINO, P. G.; COSTA, I. M. D. O PIBID em Ciências Biológicas: aproximações com os saberes docentes a partir de depoimentos dos pibidianos. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

DORNELES, A. M.; GALIAZZI, M. DO C. A escrita de histórias de sala de aula nas rodas de formação do PIBID-FURG. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm.> Acesso em: 23 set. de 2016.

EIBEL, W. C.; MOREIRA, P. H. A.; MOREIRA, A. L. R. A percepção de diretores e equipes pedagógicas de escolas públicas sobre o PIBID- Sub projeto Biologia. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

FEISTEL, R. A. B.; MAESTRELLI, S. R. P. Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: um olhar sobre as pesquisas em Educação em Ciências. In: Alexandria- Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, 2012, p. 155-176.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato cientí­fico. Belo Horizonte: Fabrefactum. 2010.

FREITAS, D. de; BENEDICTO, D. M.; SANTOS, M. dos. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í Docência: sentidos e significados atribuí­dos por licenciandos do curso de Ciências Biológicas. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

FREITAS, H. C. L de. A (nova) polí­tica de formação de professores: a prioriadade postergada. In: Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100- Especial, 2007, p. 1203- 1230.

____. Programa institucional de iniciação í docência: origem, conceitos e fundamentos. In: Conferência de abertura proferida no IV SIPERE/ Seminário sobre Impactos das polí­ticas educacionais nas redes escolares, Curitiba, UFPR, 2012.

GARCíA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

GARCíA-CARMONA, A.; VíZQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO MAS, M. A. Comprensión de los estudiantes sobre la naturaleza de la Ciencia: análisis del estado actual de la cuestión y perspectivas. In: Enseñanza de las ciencias, v. 30, n.1, 2012, p. 23-34.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira. Ijuí­: Ed. UNIJUí, 1998. Coleção Fronteiras da Educação.

GOMES, H. B.; FREITAS, M. E. M.; MENDONÇA, V. M. de. As vivências de um ensino formador dentro de uma concepção multicultural. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm.> Acesso em: 23 set. de 2016.

KATAHIRA, B. Y. Improvisação teatral e ensino de ciências no PIBID: o discurso na interface entre linguagens. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

KLEPKA, V.; CORAZZA, M. J. O papel motivador e problematizador da observação da cortiça enquanto episódio na história da biologia: uma análise das interações discursivas. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções cientí­ficas. São Paulo: Ed. perspectiva, 2001.

KURUTZ, L. S.; FORTES, F. Contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação a docência do curso de ciências biológicas na formação acadêmica e profissional dos bolsistas participantes. In: Ensino & Pesquisa – Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v.13 n.01, 2015, p.42-62.

MAIZTEGUI, A.; GONZíLEZ, E.; TRICíRICO, H.; SALINAS, J.; CARVALHO, A.M.P. de; GIL, D. La Formación de los Profesores de Ciencias en Iberoamérica. In: Revista Iberoamericana de Educación, n. 24, 2000, p. 163-187.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de quí­mica professor/ pesquisador. Ijuí­: Ed. Unijuí­, 2000. 424p. (Coleção Educação em Quí­mica).

MEDEIROS, H. M. de; BARBOSA, M. M.; SILVA, A. L. B.; MIRANDA, R. A.; COSTA, A. F. da; FIRMINO, M. L. M.; CASTRO, D.C. de; ALMEIDA, M. da C. V.; CÂMARA, M. H. de F. Licenciando em Ciências Biológicas participantes do PIBID e alunos do ensino médio: saberes e práticas em interação em processo de aprendizagem. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm.> Acesso em: 23 set. de 2016.

MORYAMA, N.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Aprendizagem da docência no PIBID- Biologia. In: Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, 2013, p. 191-210.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. et al. Enfoque CTS na pesquisa em educação em ciências: extensão e disseminação. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 1-21, 2009. Disponí­vel em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/download/22/21>. Acesso em: 23 set. de 2016.

PIMENTA, S. G. A didática como mediação na construção da identidade do professor, uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, M. E. D.; OLIVEIRA, A. M. R. N. S. (Orgs.). Alternativas do ensino de didática. Campinas. São Paulo: Papirus, 1997.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crí­tica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Docência em Formação. Série saberes pedagógicos).

PÓRLAN ARIZA, R.; GARCIA, A. R.; POZO, M. D. R. Conocimiento profesional y epistemologí­a de los profesores, II: estudios empí­ricos y conclusiones. In: Enseñanza de las ciencias, v. 16, n. 2, 1998, p. 271-288.

RAMOS, J. G. G.; CAMARGO, S. A visão de licenciandos de biologia, fí­sica e quí­mica sobre as implicações do PIBID em duas escolas públicas estaduais de Curitiba. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

RODIGUES, J. L.; COSTA, F. H. F. da; OLIVEIRA, A. L. de; MOREIRA, A. L. O. R.; CORAZZA, M. J. Os limites e possibilidades do Programa de Bolsa í Iniciação í Docência- PIBID- projeto Biologia, identificadas pelos alunos de Ensino Médio. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

SANDRI, V.; TERRAZZAN, E. A. Caracterização de práticas de supervisão docente desenvolvidas por bolsistas supervisores participantes do PIBID. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

SARKIS, B.; RODRIGUES, J.; LEITE, R. C. M. Formação de professores de biologia: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í Docência (PIBID). In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm.> Acesso em: 23 set. de 2016.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SILVA, C. R.; FIGUEIREDO, P. A.; NUNES, K. A. P.; ALLAIN, L. R. O que pensam os estudantes de ensino médio sobre evolução biológica? Um estudo a partir do PIBID Biologia/ UNIFAL. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm/ Acesso em: 23 set. de 2016.

SILVA, A. C. A. da; SILVA, P. das D. S. Projeto água em foco e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í Docência- PIBID: Traçando um perfil conceitual de poluição dos licenciandos de Quí­mica e Ciências Biológicas. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm.> Acesso em: 23 set. de 2016.

SIQUEIRA, M.; MASSENA, E. P.; BRITO, L. D. Contribuições do PIBID í construção da identidade e de saberes docentes de futuros professores de ciências. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

TARDIF, M. Princí­pios para guiar a aplicação dos programas de formação inicial para o ensino. In: EGGERT, E. et al. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: didática e formação de professores: Livro 1. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. 765p.

____. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

TAUCEDA, K. C.; DEL PINO, J. C.; NUNES, V. M. O PIBID na formação inicial de professores de ciências da natureza: uma pesquisa no referencial dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

TAVARES, J. B.; FAUSTINO, M. T.; SANTOS, M. L.; PASSOS, S. G.; TUFANETTO, P.; BURATTI, A.; MIRANDA, M. A. G. de C.; SILVA, R. L. F. Análise dos processos avaliativos nas aulas ministradas pelos bolsistas do PIBID. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm.> Acesso em: 23 set. de 2016.

TELLEZ, I. R. A produção de história em quadrinhos a partir da leitura de textos históricos por licenciandos do PIBID. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

TERRAZZAN, E. A. Inovação escolar e pesquisa sobre a formação de professores. In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p. 145-192.

VIANA, B. O. S.; ALMEIDA, O. S.; FREITAS, M. S.; PEREIRA, N. A. Impactos do Pibid para a formação de licenciandos em ciências biológicas da Uesb: um relato de experiência. In: Ensino & Pesquisa – Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v.14 n.01, 2016, p.260-276.

VILLANI, A.; PACCA, J. L. de A.; FREITAS, D. de. Science teacher education in Brazil: 1950-2000. In: Sci & Education, v. 18, n. 1, 2009, p.125-148.

ZIA, I. C. de A.; MANSANI, R. E. C.; LIMA, R. L. de; RUFINO, M.; MIRANDA, M. A. G. de C.; SILVA, R. L. F. O uso da mí­dia na contextualização de temas biológicos- contribuições para licenciandos e alunos da educação básica. In: Atas do VIII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponí­vel em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm.> Acesso em: 23 set. de 2016.

ZIA, I. C. de A.; SCARPA, D. L.; SILVA, R. L. F. Os saberes da docência na formação inicial: análise do relatório semestral de licenciandos participantes do PIBID de biologia. In: Atas do IX ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, íguas de Lindóia, 2013. Disponí­vel em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/ Acesso em: 23 set. de 2016.

Downloads

Publicado

2017-08-14