O blog como instrumento de auxí­lio ao ensino.

Autores

  • Silvio Luiz Rutz da Silva Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica - MNPEF Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Departamento de Fí­sica Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Edenilson Orkiel Colégio Estadual Francisco Ramos

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1398

Resumo

Neste trabalho descrevemos a potencialidade de se construir e utilizar um blog sendo que a ideia central se situa em torno da utilização de blogs para auxiliar no ensino, dando enfoque nas vantagens, desvantagens e possibilidades que se abrem quando o professor adota uma nova postura perante as tecnologias de informação e comunicação e passa a refletir e criar estratégias de ensino adequadas à realidade existente atualmente. Podemos pressupor que o uso do blog, por seu caráter interativo e dinâmico, possibilita a inserção de múltiplos recursos, como ví­deos, imagens, hipertextos, representa uma alternativa de recurso didático ao professor que pretende ampliar sua prática docente além dos limites que encontra. Isso pode ser válido também para outras tecnologias de informação, que, de igual modo, favorecem a abordagem da ciência como atividade de caráter investigativo e de contextualização da produção do conhecimento no espaço e no tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Luiz Rutz da Silva, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica - MNPEF Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Departamento de Fí­sica Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Ciências – Quí­mica, Doutor em Ciências dos Materiais, Professor do PPG Ensino de Fí­sica – MNPEF, do PPGECEM - Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e do Departamento de Fí­sica, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Edenilson Orkiel, Colégio Estadual Francisco Ramos

Licenciado em Fí­sica, Mestre em Ensino de Fí­sica, Professor do Colégio Estadual Francisco Ramos

Referências

BARBOSA, E; GRANADO, A. Weblogs, Diário de Bordo. Porto Editora, 2004.

GUTIERREZ, S. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma Tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria e prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003.

GUTIERREZ, S. Weblogs e Educação: contribuição para a construção de uma teoria. Novas Tecnologias na Educação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil, 2004. Disponí­vel em: <https://goo.gl/eKk9TM>. Acesso em: 01 set. 2016.

HALMANN, A. L. Comunicação e formação em mí­dias digitais: novas práticas sociais na formação de professores de ciências. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 8, n. 16, p. 165-171, maio/ago. 2007. Disponí­vel em: <https://goo.gl/iFdul7>. Acesso em: 01 set. 2016.

INFOENEM. Os 10 melhores sites e blogs de Fí­sica do Brasil. Portal InfoEnem, 09 de fev. de 2012. Disponí­vel em: <https://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-e-blogs-de-fisica-do-brasil/>. Acesso em: 01 set. 2016.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2ª ed. 2007.

MAIA, F.; MENDONÇA, L.; STRUCHINER, M. Blogs e Ensino de Ciências: Um estudo exploratório. VI ENPEC, Florianópolis, 2007. Disponí­vel em: <https://goo.gl/TP6kpR>. Acesso em: 01 set. 2016.

MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, n. v. 8, n. 2, 2009, p. 527-538.

MORESCO, S. F. S. e BEHAR, P. A. Blogs para a aprendizagem de Fí­sica e Quí­mica. Revista Novas Tecnologias na Educação - Renote. Porto Alegre: CINTEDUFRGS, Vol. 4, Nº 2, Julho/2006. Disponí­vel em: <https://goo.gl/NRRKV6>. Acesso em: 01 set. 2016.

ORKIEL, E. O uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de movimentos em duas dimensões. Lançamento de foguetes. 2016. 200f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Fí­sica) Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

PADILHA, M. A. S.; CAVALCANTE, P. S. Inovações tecnológicas e pedagógicas em educação: entraves para uma prática de pesquisa digital. XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE, Curitiba, 2004.

PADILHA, M. A. S.; CAVALCANTE, P. S.; ABRANCHES, S. P. Tecnologia da informação e comunicação na educação: mí­dias e modelos de ensino. Cadernos de educação e tecnologias. Grupo de estudos em novas tecnologias e educação – GENTE/UFPE, 2009.

ZICKUHR, K. Generations 2010. Pew Research Center Internet, Science & Tech., Pew Research Center, Washington, D.C., 12/16/2010, 29p. Disponí­vel em: <http://pewinternet.org/Reports/2010/Generations2010.aspx>. Acesso em: 01 set. 2016.

Downloads

Publicado

2018-01-31