Utilização do programa MAXqda10 na investigação de subsunçores de estudantes de ní­vel médio a respeito do tema radioatividade e de sua relação com a ciência, tecnologia e sociedade (CTS)

Autores

  • Thaiz Regina Antiszko Mestra em Ensino de Ciência e de Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Elenise Sauer Doutora em Quí­mica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1357

Palavras-chave:

Radioatividade, CTS, Aprendizagem Significativa, Subsunçores, MAXqda10

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação a respeito dos subsunçores (ou concepções iniciais) que estudantes do Ensino Médio apresentam a respeito do conteúdo de radioatividade e suas relações com a ciência, tecnologia e sociedade (CTS) utilizando o programa MAXqda10. Aborda a teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel, a qual estabelece a importância de se conhecer estes subsunçores para a transposição dos conteúdos de maneira a promover esta aprendizagem. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa, realizada com 18 estudantes, do segundo ano, do turno matutino, de um colégio da rede estadual de ensino da região Centro Sul do Paraná. A coleta de dados se deu por meio de questionário, e a análise do conteúdo nas respostas foi realizada no software MAXqda10, utilizado para a análise de dados qualitativos e métodos mistos de investigação, contribuiu na estratificação e registro das etapas de análise, dando transparência e agilidade ao processo, além dos recursos para apresentação e visualização dos resultados obtidos. O procedimento de análise consistiu em transcrever os questionários respondidos pelos estudantes, para arquivos Word codificados num sistema alfa numérico (AI1 a AIn). O critério de análise utilizou o conteúdo fornecido nas respostas para estratificação de categorias (C1 a Cn), e subcategorias (subC1 a subCn). Os resultados obtidos na presente investigação possibilitaram identificar os subsunçores que os estudantes possuem a respeito da radioatividade e de sua relação com a ciência, a tecnologia e a sociedade, que as informações que circulam pelos meios midiáticos interferem no modo como são estabelecidos, que apresentavam indí­cios conceituais de radioatividade e de suas aplicações, quanto à malefí­cio, benefí­cio e fatos históricos. Ofereceu ao professor subsí­dios para buscar estratégias adequadas para planejar uma sequência didática para realizar a transposição didática sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, K. A. S; CHIARO, S. Uso de Mapas Conceituais: percepções sobre a construção de conhecimentos de estudantes do ensino médio a respeito do tema radioatividade. Ciências & Cognição. v. 18, n. 2, 2013.

ATKINS, P.W.; JONES, Loretta. Princí­pios de quí­mica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922 p.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70, Lda. Portugal, 1995. 225p.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros curriculares Nacionais: ensino médio. Brasí­lia: MEC, 1999.

______. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasí­lia :1996.

CORTEZ, J. O legado de Madame Curie: Uma abordagem CTS para o ensino de Radioatividade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Fí­sica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

KOEPSEL, R. CTS no ensino médio: Aproximando a escola da sociedade. Dissertação de mestrado. Centro de Ciências da Educação: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

LAGE, M. C. Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação. Educação Temática Digital, v.12, n.2, p.42-58, 2011.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2.Ed. São Paulo: EPU, 1999. 195p.

PELIZZARI, A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROSINSKI, S. I. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, v.2, n.1, p.37-42, 2002.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

RUSSELL, J. B. Quí­mica Geral. Rio de Janeiro: McGraw-Hill/Makron Books. 2000. v.2.174p.

SCHMIDT, L; HORTA, L; PEREIRA, S. O desastre nuclear de Fukushima e os seus impactos no enquadramento midiático das tecnologias de fissão e fusão nuclear. Ambiente & Sociedade, v.17, n. 4, 2014.

SILVA, L. C. M. A. Radioatividade como tema em uma perspectiva Ciência–Tecnologia-Sociedade com foco em História e Filosofia da Ciência. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Universidade de Brasí­lia, 2009.

Downloads

Publicado

2018-01-31