Procedimentos manifestos por alunos do Ensino Fundamental em uma atividade de modelagem matemática

Autores

  • Élida Velozo Castro
  • michele veronez

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1288

Resumo

Nosso objetivo nesse trabalho é discutir sobre os procedimentos manifestos pelos alunos de um 8o ano do Ensino Fundamental ao desenvolverem a atividade de modelagem matemática intitulada Erva-Mate. Para tanto, apresentamos tais procedimentos em associação com suas ações cognitivas, conforme denotadas por Almeida e Silva (2012). Para o desenvolvimento desse trabalho assumimos a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica na qual se aborda situações do interesse do aluno e é possibilitado, na busca por uma solução para um problema identificado no contexto em foco, vários aprendizados, sobretudo de Matemática. A metodologia que sustenta esse estudo é de natureza qualitativa. Como resultado inferimos que os procedimentos manifestos pelos alunos retratam mobilização de seus conhecimentos, uma vez que estão relacionados ao seu modo de pensar, entender e administrar as informações sobre o tema em estudo que originou tal atividade de modelagem matemática, e sinaliza que não há linearidade nas ações cognitivas dos alunos. Ainda, que tal mobilização provoca um processo de idas e vindas em relação aos aspectos da situação ou problema em estudo, aos objetos matemáticos e às respostas reconhecidas como solução, para além de revelar que os procedimentos manifestos pelos alunos se complementam ao longo da atividade de modelagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-30