Lua: construção e representação interdisciplinar

Autores

  • Josie Agatha Parrilha Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Roberto Nardi Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1281

Resumo

O artigo apresenta resultados referentes à pesquisa desenvolvida em um curso de extensão para formação interdisciplinar de professores da rede pública estadual das áreas de Ciência, Fí­sica, Geografia e Artes Visuais. O curso foi desenvolvido numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru) e Secretaria de Estado da Educação - Diretoria de Ensino - Região Bauru (SEED-Bauru). O objetivo do curso foi propiciar uma vivência essencialmente interdisciplinar a partir do tema Lua, baseado na relação entre Arte e Ciência, que já existia de forma orgânica desde a publicação do Sidereus nuncius de Galileo Galilei. Um dos focos do curso foi a questão da observação e da representação da Lua. Em relação à Ciência (Fí­sica/Astronomia), foram apresentados conteúdos teórico-práticos sobre o tema como: lunação, morfologia e selenografia. Em relação à Arte (Artes Visuais), abordamos questões quanto à representação imagética a partir do desenho e de diferentes técnicas bi e tridimensionais. Inferimos que a observação e a representação imagética têm um caráter interdisciplinar uma vez que é fundamental para as áreas de Ciência e de Arte. Ao discutirmos sobre a imagem, um dos principais referenciais foi Panofsky (2007). Entre os resultados, destacamos a construção interdisciplinar realizada pelos professores nas representações da Lua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josie Agatha Parrilha Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Artes Visuais e Pedagogia. Mestre em Educação e Doutora em Educação para a Ciência a e Matemática. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, campus Ponta Grossa. Lí­der do Grupo de Pesquisa INTERART - Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq).

Roberto Nardi, Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. Licenciado em Fí­sica, Mestre em Science Educations pela Scool od Educationa de Temple University, Filadelfia – EUA. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Lí­der do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, interessem em pesquisas relacionadas a ensino de Ciências e ensino de Fí­sica e formação de professores

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1999.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jeferson Luiz Camargo. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FERRAZ, Maria Heloí­sa C. & FUSARI, Maria F. Resendi. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1999.

FIORINI, Roberto. Esistenza, Spazio e Ufficio. Ravenna: Lean Work Space, 2011. p. 94. Disponí­vel em: <https://books.google.com.br/books?id=vRhCAwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 15 set. de 2016.

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato cientí­fico. Trad. George Ott e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

GOMBRICH, Ernst. Arte e ilusão: um estudo da psicologia das representações pictórica. Trad. Raul de Sá Barbosa. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

JOLY, Martine. Introdução í Análise da Imagem. Trad. José Eduardo Rodil. Lisboa: Edições 70, 1994. Disponí­vel em: . Acesso em 10 set. 2016.

KUHN, Thomas Samuel. Comentários sobre a relação entre Ciência e Arte. In: A tensão essencial: estudos selecionados sobre tradição e mudança cientifica. Trad. Marcelo Amaral Penna- Forte. São Paulo: UNESP, 2011.

LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1976.

LUQUET, Georges-Henri. O desenho infantil. Barcelona, Porto Civilização, 1969

PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. Trad. M. C. F. Keese e J. Guinsburg 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar do ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.

SANTAELLA, Lúcia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Como eu ensino)

SILVA, Josie Agatha Parrilha da; DANHONI NEVES, Marcos Cesar. Codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: EDUEM, 2015.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2018-01-31