Visão de Ciência Presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Alvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1226

Resumo

A engenharia é entendida como conhecimento básico aplicado à busca por soluções de problemas que têm seu cerne na própria sociedade. Contudo, nem sempre olha exclusivamente para ela, voltando-se, por vezes, a buscar respostas à questão que é imposta por sua própria lógica interna. Partindo desse entendimento, o presente texto traz como objetivo analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia, investigando a visão de ciência e de construção do conhecimento cientí­fico subjacente ao documento. Como recorte do estudo, centra-se na análise dessas diretrizes pelo viés internalista e/ou externalista, que são duas formas de pensar a ciência. Em uma definição a priori, para os internalistas, seu fazer é possí­vel considerando apenas os elementos propriamente cientí­ficos, ao passo que, para os externalistas, o mais importante são as componentes sociais que interferem na produção cientí­fica. Para tanto, procede-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica na qual se realizam uma análise e discussão dos artigos que integram tais diretrizes. Como resultado, identifica-se uma forte presença do externalismo, sem deixar de lado o internalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica

Docente na Universidade de Passo Fundo

Curso de Fí­sica

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação

Alvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Engenheiro Mecânica

Mestre em Ciências

Doutorando em Educação Cientí­fica e Tecnológica

Professor do Departamento de Fí­sica da Universidade de Passo Fundo

Referências

ARAVENA-REYES, José Antonio. A problematização como invenção: fundamentos para a educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 33, n. 2, p. 65-71, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 11/2002. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32.

CORDEIRO, J. S. et al. Um futuro para a educação em engenharia no Brasil: desafios e oportunidades. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 3, p. 69-82, edição especial 2008.

HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KING, P. Internalismo, externalismo y autoconocimiento. Critica: Revista Hispanoamericana de Filosofí­a, v. 32, n. 96, p. 99-119, 2000.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções cientí­ficas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

MASSONI, Neusa T. Epistemologias do século XX. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Fí­sica, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Fí­sica, 2005.

MEDINA, Esteban. La polémica del internalismo/externalismo en la Historia y la Sociologí­a de la Ciencia. Reis: Revista Española de Investigaciones Sociológicas, v. 23, p. 53-75, 1983.

QUADRADO, José Carlos. Organizações de Engenharia no mundo. Revista de Ensino de Engenharia, v. 32, n. 3, p. 19-24, 2013.

RUIZ, Angel. Historia y filosofia de las matemáticas. Costa Rica: EUNED, 2003.

Downloads

Publicado

2018-01-31