Indí­cios de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em ingressantes da licenciatura em Fí­sica

Autores

  • Adriano José Ortiz Instituto Federal do Paraná
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1204

Resumo

Diversos autores defendem a necessidade de repensar a formação de professores de Fí­sica, sendo que modelos tradicionalistas apresentam dificuldades em responder as atuais necessidades. Não basta ao professor dominar o conteúdo, a gama de conhecimentos que caracteriza sua profissão é maior, evidenciando-se aqui o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC). Assim, investigamos perspectivas de ingressantes em uma licenciatura em Fí­sica da região central do Paraná a respeito de ensinar. Os dados foram coletados e interpretados utilizando a Representação e Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostram que os ingressantes apresentam CPC, ainda que imaturo. As maiores dificuldades se relacionam aos Conhecimentos do Conteúdo e Pedagógico Geral. Entretanto, há indí­cios de Conhecimento do Aluno. Inferimos a influência da formação anterior em suas perspectivas de ensino. Ainda prevalece no discurso a racionalidade técnica, o que indica a necessidade de um curso que ofereça outras perspectivas, respeitando o CPC desses licenciandos e estimulando seu aprimoramento.

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Biografia do Autor

Adriano José Ortiz, Instituto Federal do Paraná

Licenciado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina e doutorando em Educação para Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor EBTT no Instituto Federal do Paraná – campus Ivaiporã. Atua principalmente nos temas: formação de professores, ensino de Fí­sica e História e Filosofia da Ciência.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em educação pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto do departamento de Ciências e do programa de pós graduação em Educação para Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos temas: formação de professores e representações sociais.

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Publicado

2017-07-11