Uso de Atividade Lúdica no Ensino de Sustentabilidade para Alunos com Deficiência Intelectual

Autores

  • Carlos Sanches Alberto Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Egeciane Marques Dias Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1177

Resumo

Num momento em que os direitos humanos ganham novos espaços e abrem novas áreas no sentido da garantia de um futuro melhor para todos dentro do direito a educação escolar, somos enviados ao campo da educação, principalmente ao tratarmos de inclusão á respeito de pessoas com necessidades especiais, que estão presentes em nosso dia a dia a fim de possibilitar a integração social dos mesmos. Na procura de novas práticas pedagógicas que melhorem o ensino de Ciências e a socialização de alunos com necessidades especiais, foi elaborado o Jogo didático Corrida por um Mundo sustentável, tendo como base da pesquisa a rede pública de Barra Mansa/RJ, no CEMAE: Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, com alunos portadores de Deficiência Intelectual. Este trabalho teve como objetivo analisar o efeito de um jogo de tabuleiro para o ensino de práticas sustentáveis para alunos portadores de deficiência intelectual, onde estes apliquem os conhecimentos adquiridos ou ampliados em seu dia-a-dia. Trata-se de um jogo que enfoca conceitos ambientais sobre sustentabilidade quanto ao uso correto da água, poluição, conscientização do uso de energia elétrica que se utiliza de recursos hí­dricos e conscientização sobre reciclagem. A metodologia do jogo abordou principalmente a elaboração de questionários aplicados antes e depois da partida, procurando demonstrar a percepção dos alunos através deste ensino com o jogo. Os resultados obtidos através da análise dos questionários pré e pós deste trabalho demonstraram-se positivos em relação ao aprendizado dos alunos a trabalhar estes atos sustentáveis, onde se pode concluir que o jogo pode ser empregado como uma importante ferramenta educativa, uma vez que sua aplicação demonstrou resultados positivos em relação ao aprendizado possibilitando uma melhor compreensão sobre o tema, e evidenciando uma conscientização sobre a importância e a necessidade de se realizar práticas sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Sanches Alberto Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Professor, Biólogo com Doutorado na área de Microbiologia e trabalha com Ensino em Ciências da Saúde.

Referências

ABRANTES, K. A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para deficientes intelectuais. 1. ed. Campina Grande: PB, 2010, 68 p.

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino da matemática: uma prática possí­vel. 5.ed. Campinas: Papirus, 2009.

BARROCO, S.M.S. A teoria histórico-cultural e o atendimento educacional especializado í pessoa com deficiência intelectual: contribuições í psicologia escolar. In: GUZZO, R.S.L.; ARAÚJO, C.M.M. (Org.). Psicologia escolar identificando e superando barreiras. Campinas: Editora Alí­nea, 2011. p. 184-190.

DEROSE, J. C. Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita. [Versão eletrônica], Revista brasileira de Análise do Comportamento, v. 1, p. 29-50. 2005.

DSM-IV-TR. Manual Diagnóstico e Estatí­stico de Transtornos Mentais [Manual]. 4. ed. São Paulo: Artmed, 2002.

FERREIRA, Fernanda; DIAS, Marí­lia; SANTOS, Pedro. Ní­veis e tipos de deficiência mental. Disponí­vel em: <http://edif.blogs.sapo.pt/568.html>. Acesso em: 24 abr 2016.

KASSAR M. C. M. O "especial" na educação, o atendimento especializado e a educação especial. In: RABELO, A. S. Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. ed. 6. Anais Nova Almeida/Serra: UFES, UFGRS, UFSCar, 2010. P. 1-17 CD-ROM.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 35.

LIPPE, E. M. O.; CAMARGO, É. P.; O ensino de ciências e seus desafios para a inclusão: o papel do professor especialista. 2009, 80 f. Monografia (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica.

OLIVEIRA, A. A. S. Aprendizagem escolar e Deficiência Intelectual: a questão da avaliação curricular. In: PLESTCH, M. D.& DAMASCENO, A. (Orgs.). Educação Especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Rio de Janeiro: Editora Edur, p.10-22. 2011.

OLIVEIRA, F. E. T. R.O Papel da Educação Fí­sica na Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. 2013, 95 f. Dissertação (Graduação em Biologia). Vila Real Universidade de Trás - os Montes e Alto Douro,2010.

LDB LEI Nº 13.146/15. Planalto do Congresso Nacional.

Disponí­vel em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 23 de Agosto de 2016.

RIBEIRO, V. B. Aportes conceituais sobre a dialética inclusão / exclusão: possibilidades de convivência com a diversidade no espaço escolar. 2012, p. 7. Dissertação (Graduação em Mestrado). Universidade São Leopoldo, São Leopoldo.

RODRIGUES, O. M. P. R.; MARANHE, E. A. A história da inclusão social e educacional da pessoa com deficiência. In: CAPELLINI, V. L. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. (Orgs.). Marcos históricos, conceituais, legais e éticos da educação inclusiva. Bauru: UNESP/FC, 2010. v. 2, p. 11-52. (Coleção formação de professores na perspectiva da educação inclusiva).

Significado de inclusão por Dicionário inFormal, 23-02-2009. Disponí­vel em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/inclus%C3%A3o/html> Acesso em: 05 mar. 2016.

SILVA, D. N. H. et al. O aluno com deficiência intelectual na sala de aula: considerações da perspectiva histórico-cultural, Desenvolvimento humano Educação e Inclusão Escolar. 3. ed. Brasí­lia: UFB, 2010, Cap. 9.

SILVA, O. M.; WALBER, A. Congresso Estadual De Teologia, EST, v.1, n. 15, 2013. São Paulo, São Leopoldo.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem: Fundamentos de defectologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 257 p.

Downloads

Publicado

2017-04-26