Ensino de zoologia: concepções e metodologias na prática docente

Autores

  • Elivelto Richter Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Guilherme Lenz Universidade Federal da Fronteira Sul, campus CerrLargo
  • Erica do Espírito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1069

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Estratégias didáticas, Modalidades didáticas, Racionalidade prática.

Resumo

O Ensino de zoologia deve ser refletido e investigado constantemente a fim de propor avanços nas propostas de prática pedagógica para transformá-la. O presente trabalho expressa uma pesquisa de caráter documental que investiga as concepções e metodologias utilizadas no Ensino de Zoologia. O objeto de estudo foram os resumos publicados na seção de ensino de zoologia, do Congresso Brasileiro de Zoologia (CBZ), entre os anos de 2004 e 2014. Ao todo, foram analisados 167 trabalhos e identificadas as concepções docentes, as modalidades didáticas, os ní­veis de ensino da aplicação da prática pedagógica e a localização das pesquisas em regiões brasileiras. Os resultados apontam para predominância de concepções técnicas (49, 1 %), seguido por concepções práticas (31,1%) e emancipatórias (19,8 %). Também constatamos que existe uma diversidade metodológica no ensino de zoologia, mas em termos qualitativos há predominância de modalidades didáticas que configuram apenas ferramentas técnicas de ensino, pouco discutindo o processo de ensino e aprendizagem. Grande parte dos trabalhos foi produzida na educação básica, e a região do paí­s que mais produziu trabalhos foi a Nordeste. Inferimos que professores devem constantemente investigar e refletir suas ações, identificando obstáculos e tentando superá-los. O ensino de zoologia deve ser ancorado em concepções e metodologias que estão em concordância com a realidade do aluno, da escola e da sociedade, em constante transformação e reformulação, na busca de um ensino de biologia de melhor qualidade.

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Publicado

2017-03-30