Produção de laços interdisciplinares pela intencionalidade no planejamento coletivo

Autores

  • Marcia Lorena Martinez Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tanise Paula Novello Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.3.1067

Resumo

A interdisciplinaridade surge como uma possibilidade para superar o pensamento fragmentado, na intenção de possibilitar a formação de indiví­duos capazes de compreender o mundo globalizado. Assim, o presente artigo tem como objeto de estudo o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituí­da por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo, busca-se, a partir dos relatos dos docentes, investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a intencionalidade no planejamento coletivo. Utilizamos a cartografia na perspectiva de Kastrup et. al. como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para tanto, operamos com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebemos que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, na intenção de desenvolver um planejamento constituí­do pela articulação das singularidades envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Lorena Martinez, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal de Pelotas - UFPELMestrado em Educação em Ciências (PPGEC - FURG) Especialização para Professores de Matemática (Pós-Mat - FURG)Graduação em Matemática Licenciatura - Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Tanise Paula Novello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Doutora naUniversidade Federal do Rio Grande - FURG -Instituto de Matemática,Estatí­stica e Fí­sica - IMEF
Secretaria de Educação a Distância - SEaD -Centro de Educação Ambiental,Ciências e Matemática - CEAMECIM

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (S.Rolnik, trad, v. 4). São Paulo: Editora 34, 1997.

DUVOISIN, I. A. Virtualizações e atualizações em redes de conversação sobre o currí­culo de um curso on-line de Licenciatura em Ciências [tese de doutorado]. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2013.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 6ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995

FAZENDA, I. C. A. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2013.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

KASTRUP, et. al. (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada – Edição especial ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NOVELLO, T. P. Cooperar no enatuar de professores e tutores [tese de doutorado]. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2011.

PASSOS, E.; BARROS, L; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da. Sobre a formação do cartógrafo e o problema das polí­ticas cognitivas. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

POMBO, O. Problemas e Perspectivas da Interdisciplinaridade, Revista de Educação, IV, 1 / 2: 3-11,1994.

Downloads

Publicado

2016-12-07