Desafios e potencialidades no planejamento coletivo: a interdisciplinaridade como integração na prática pedagógica e na historicidade do sujeito

Autores

  • Franciele Pires Ruas Universidade Federal do Rio Grande
  • Rafaele Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marcia Lorena Saurin Martinez Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1060

Resumo

A proposta desse estudo visa investigar as potencialidades e desafios de um planejamento coletivo no âmbito do Projeto Novos Talentos, o qual oferta cursos para professores e estudantes da Educação Básica. Uma das atividades desenvolvidas ocorreu por meio de planejamentos no coletivo entre professores e licenciandos das diversas áreas das Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Dessa forma, por meio de um questionário aberto disponibilizado aos sujeitos envolvidos utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo que possibilitou a partir dos relatos dos mesmos, encontrarmos dois discursos coletivos: Integração na prática pedagógica e Historicidade do sujeito. Com a análise posterior dos discursos, percebemos que existiu a intencionalidade de um planejamento pautado no diálogo, negociação de pressupostos epistemológicos e metodológicos arraigados nos sujeitos. Sendo assim, ressaltamos que a prática interdisciplinar depende da predisposição de cada sujeito, considerando sua historicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Fí­sica. Mestre e doutoranda em Educação em Ciências. Professora do Instituto de Matemática,Estatí­stica e Fí­sica da Universidade Federaldo Rio Grande- FURG.

Referências

AIRES, J. A. Integração Curricular e Interdisciplinaridade: sinônimos?Educação e Realidade, v. 36, n.1, p. 215-230, jan./abr., 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro 2012. 2012a.

KLEIN, Julie Thompson. Interdisplinarity: history, theory &pratice.Detroit: Wayne State University Press, 1990.

FAZENDA, I. C. A. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2013.

_____________.O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, V. 01, 2008.

_____________.A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 6ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

_____________.Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Org.).Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2011.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasí­lia: Liber Livro Editora, 2005a.

_____________. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: EDUCS, 2005b.

_____________. Pesquisa de Representação Social: Um enfoque qualiquantitativo. Brasí­lia: Liber Livro Editora, 2 ed., 2012.

RAYNAUT, C. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios á produção e í aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI JR., A.; SILVA NETO, A. J. Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação. Barueri, SP: Manole, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-05