Grupo de estudos constituí­do na própria escola: o caso da professora Mara

Autores

  • Angélica da Fontoura Garcia Silva Doutorado em Educação Matemática - professora titular na Universidade Anhanguera de São Paulo- UNIAN-
  • Mirtes de souza Miranda Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Maria Elizabette Brizola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.1046

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões realizadas e a (re)significação de conhecimentos profissionais evidenciada por uma das professoras participantes de um grupo constituí­do na própria escola para estudar o Campo Conceitual Aditivo. A metodologia qualitativa integrou alguns elementos estudo de caso, segundo Chizzotti. Para a coleta de informações utilizou-se registros audiovisuais, observações, questionários, entrevistas. Teoricamente esta pesquisa fundamentou-se em estudos referentes à formação docente e ao Campo Conceitual Aditivo. Os resultados da análise dos dados aqui apresentados revelaram que a professora envolvida (re)significou seus conhecimentos sobre o ensino das estruturas aditivas, sobretudo a respeito da classificação proposta por Vergnaud. Essa profissional, valorizou os estudos realizados, a reflexão sobre sua prática e o caráter colaborativo do grupo. Entretanto, foi identificada a necessidade de aprofundar os estudos sobre a teoria que trata dos conhecimentos contidos nos esquemas de seus alunos, sobretudo, Conceito–em–ação e Teorema– em– ação.

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Biografia do Autor

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Doutorado em Educação Matemática - professora titular na Universidade Anhanguera de São Paulo- UNIAN-

Possui graduação em licenciatura em Ciências habilitação em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Polí­tica e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área.

Mirtes de souza Miranda, Universidade Anhanguera de São Paulo

Formada pela Faculdade Associada de Cotia no curso de Pedagogia. especialização em Psicomotricidade pela Universidade Nove de Julho, Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Aldeia de Carapicuí­ba, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera-UNIAN e cursando Doutorado pela Universidade Anhanguera- Unian. Experiências profissionais na Educação Básica em todos os ní­veis de ensino e no Ensino Superior na graduação e pós-graduação em Educação, Já atuei também como Coordenadora Pedagógica na modalidade de ensino de Educação Especial Inclusiva. Sou titular de cargo (PEB I) na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, exerci funções pedagógicas na Equipe Curricular do Centro do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (CEFAI) e atualmente exerço a função de Professora Coordenadora dos Anos Iniciais e ministro aula nos cursos de Graduação em Pedagogia e Especialização ofertados pela Faculdade Aldeia de Carapicuí­ba em parceria com o Cife.

Maria Elizabette Brizola Brito Prado, Universidade Anhanguera de São Paulo

formada em Licenciatura em Ciências e Matemática (1974), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação (Currí­culo) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN Brasil), pesquisadora colaboradora do Núcleo de Informática Aplicada í  Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Projeto UCA da SEB-MEC. Membro do Comitê Cientí­fico Pedagógico do Projeto Educação na Cultura Digital do Programa Proinfo/MEC. Desenvolve trabalhos de consultoria e de pesquisas com publicações nas áreas de Formação de Professores, Educação Matemática, Tecnologia e Mí­dias na Educação e Educação a Distância.

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Publicado

2017-03-30