Epistemologia e ensino de ciências na educação infantil: análise documental e dialógica

Autores

  • Sandra Regina Gardacho Pietrobon Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Nájela Tavares Ujiie Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Antonio Carlos Frasson Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Edson Jacinski Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.1045

Resumo

O trabalho apresentado tem, por prerrogativa, identificar a epistemologia que sustenta o ensino de ciências no espaço-tempo da educação infantil, mediante a análise documental e dialógica de seus principais documentos norteadores oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e o documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular, com a seguinte problematização: Que epistemologia embasa os documentos oficiais que orientam as práticas pedagógicas na área de ciências na educação infantil? Assim, a mesma constitui-se por uma pesquisa qualitativa e exploratória, com foco no ensino de ciências para a educação infantil e as possí­veis epistemologias que dão base aos documentos. Para tanto, buscou-se realizar um estudo bibliográfico destacando o conceito de ciência e epistemologia, bem como o delineamento da educação infantil e sua especificidade, que é o atendimento às crianças de 0 a 5 anos, com a trí­ade cuidar, educar e brincar. O professor da educação infantil, ao trabalhar com os conteúdos circunscritos nessa etapa, orienta-se por documentos que trazem critérios e proposições de organização das propostas pedagógicas. Estes documentos, ao terem uma base teórica e epistemológica traduzem um forma de ensinar e mediar os conteúdos, o que resulta em aprendizados diferenciados a depender do contexto de ensino. No estudo empreendido, observou-se, por meio da análise documental, que a epistemologia que mostra-se nos documentos caminha na vertente interacionista, com viés dialógico e problematizador dos conteúdos. Esta vertente considera a criança como sujeito partí­cipe do processo de ensino-aprendizagem, e que sua vivência e saberes são importante no momento em que os professores discutem e questionam os conteúdos situados no contexto real das mesmas. O professor, nessa abordagem, é mediador do processo, alguém que organiza as situações de ensino de maneira colaborativa, tendo o diálogo e a troca como fontes de interação entre sujeitos, objeto de conhecimento, e realidade contextual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Educação (PUC-PR). Graduada em Pedagogia e Letras(UNCENTRO). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati (UNICENTRO/I), no curso de Pedagogia.

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Educação (UEPG). Graduada em Pedagogia (UNESP). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação e Docente lotada no Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

Antonio Carlos Frasson, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduado em Educação Fí­sica. Mestre e Doutor em Educação (UNIMEP-SP). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), ní­vel mestrado e doutorado. Pesquisa na área de formação de professores, educação a distância, e inclusão.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Licenciada em Matemática. Mestre em Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR). Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Edson Jacinski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduado em Direito e Filosofia. Mestre em Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR). Doutor em Educação Cientí­fica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente dos cursos do Ensino Técnico, cursos de Graduação (Engenharias, Ciências da Computação, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) e como professor colaborador do Programa de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Referências

BARBOSA, M. C.; RICHTER, S. R. S. Campos de Experiência: uma possibilidade para interrogar o currí­culo. In: FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmem; FARIA, Ana Lúcia Goulart (orgs.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currí­culo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crí­tica, 2015, p. 185-198.

BARROS, M. A.; CARVALHO, A. M. P. de; VANUNUCHI, A. I.; GONÇALVES, M. E. R.; REY, R. C. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento fí­sico. São Paulo: Scipione, 1998.

BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, 19(1), p. 89-96, jan./jun. 1994.

BECKER, F. O sujeito do conhecimento: contribuições da epistemologia genética. In: Educação e realidade. 24(1), p. 73-89, jan./jun., 1999.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difí­cil? São Paulo: Biruta, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasí­lia, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/1996. Brasí­lia, DF: Imprensa Oficial, 1996.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Vol. 3. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Brasí­lia: MEC/CNE/CEB, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. (documento preliminar), Brasí­lia-DF: MEC/SEB, 2015. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/dia-da-base/BNC_%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil.pdf. Acesso em 21 de março de 2016.

CAMPOS, R.; BARBOSA, M. C. S. BNCC educação infantil: quais as possibilidades? In: Revista Retratos da Escola. Brasí­lia, v. 9, n. 17, p. 353-366, jul./dez. 2015.

CEGALLA, D. P. Dicionário Escolar: Lí­ngua Portuguesa. São Paulo: Brasiliense, 2005.

CRAIDY, C. M. A educação infantil e as novas definições da legislação. In: CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. da S. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2012 (reimpressão), p. 23-26.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó: Argos, 2012.

FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. Conversações de ponta-cabeça sobre crianças pequenas para além da escola. In: FINCO, D.; BARBOSA, M. C.; FARIA, A. L. G. (orgs.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currí­culo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crí­tica, 2015, p. 7-14.

JAPIASSU, H. P. (1934). Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: F. Alves, 1992.

KRAMER, S.; PEREIRA, A. B. C.; OSWALD, M. L. M. B.; ASSIS, R. de. Com a Pré-Escola nas Mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: ítica, 2009.

PIETROBON, S. R. G. Formação de professores para educação infantil: alguns apontamentos sobre as polí­ticas e formação continuada. In: TOZETTO, S. S.; LAROCCA, P. (orgs.). Desafios da formação de professores: saberes, polí­ticas e trabalho docente. Curitiba: CRV, 2014, p. 111-131.

UJIIE, N. T. A importância do uso das experiências na escola. União da Vitória-PR, 2011. (mimeo).

VIZENTIN, C. R.; FRANCO, R. C. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao cientí­fico. Curitiba-PR: Base editorial, 2009.

Downloads

Publicado

2016-11-17