Imagem para capa

Carta do editor

MICHEL KOBELINSKI

Resumo


Caros leitores,

 

 

Informamos que a revista Ensino & Pesquisa está passando por reformulações. Estamos readequando procedimentos a fim de melhorar a inserção do periódico nos quadros de referência e ampliar o contato entre leitores, autores, pareceristas e instituições. O periódico passa a contar com um novo Editor, um Conselho Editorial vinculado a instituições brasileiras e estrangeiras e uma equipe de revisores do Brasil e da Alemanha. Neste sentido, em termos experimentais, a partir deste volume, também teremos a transcrição de resumos para a língua alemã (Zusammenfassungen). Esforço este que, somado ao da equipe de revisores, merece nosso profundo agradecimento.  É importante dizer que, mesmo diante do corte de recursos financeiros, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UNESPAR) não mediu esforços para encaminhar abstracts a revisores externos.

Em razão do elevado número de submissões a periodicidade da revista passa a ser quadrimestral. Como o número de pareceristas não se ampliou na mesma medida que a das submissões, ocorreram alguns atrasos, independentes à nossa vontade. Sem dúvida, necessitamos ampliar esta valiosa colaboração. Por este motivo reforçamos o convite aos interessados para participarem de nosso projeto editorial. Com o intuito de melhorar os processos de avaliação e o tempo estipulado para a emissão de pareceres, inserimos pontuações para mensurar o feedback dos avaliadores. Em relação às submissões, informamos que as pesquisas que envolvem seres humanos devem seguir as Resoluções Nº 196/1996 (versão 2012) e Nº 510/2016, sendo necessário o envio de documentação complementar para que a submissão seja avaliada.

Aproveitamos esta carta para anunciar que, no próximo número, inauguraremos a seção Documentos Históricos. O objetivo é disponibilizar à comunidade em geral, através da interface da revista, fontes de pesquisa variadas relativas às ciências humanas, as quais, às vezes, são de difícil acesso ou não estão disponíveis nas bibliotecas digitais.  A revista dará continuidade aos suplementos especiais, além de incentivar a organização de dossiês regularmente.

No presente volume constam doze artigos e uma resenha, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: Biologia, Ciências, Matemática, Física, Química, Administração, História e Língua Portuguesa.

Nosso profundo agradecimento aos autores, pareceristas, revisores e demais envolvidos que contribuíram para que este volume viesse a público.

Boa leitura!

 

Michel Kobelinski

Editor científico

 


Texto completo:

1-7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.