Carta do editor

Autores

  • MICHEL KOBELINSKI Unespar, campus de União da Vitória

Resumo

Caros leitores,

Informamos que a revista Ensino & Pesquisa está passando por reformulações. Estamos readequando procedimentos a fim de melhorar a inserção do periódico nos quadros de referência e ampliar o contato entre leitores, autores, pareceristas e instituições. O periódico passa a contar com um novo Editor, um Conselho Editorial vinculado a instituições brasileiras e estrangeiras e uma equipe de revisores do Brasil e da Alemanha. Neste sentido, em termos experimentais, a partir deste volume, também teremos a transcrição de resumos para a lí­ngua alemã (Zusammenfassungen). Esforço este que, somado ao da equipe de revisores, merece nosso profundo agradecimento. É importante dizer que, mesmo diante do corte de recursos financeiros, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UNESPAR) não mediu esforços para encaminhar abstracts a revisores externos.

Em razão do elevado número de submissões a periodicidade da revista passa a ser quadrimestral. Como o número de pareceristas não se ampliou na mesma medida que a das submissões, ocorreram alguns atrasos, independentes à nossa vontade. Sem dúvida, necessitamos ampliar esta valiosa colaboração. Por este motivo reforçamos o convite aos interessados para participarem de nosso projeto editorial. Com o intuito de melhorar os processos de avaliação e o tempo estipulado para a emissão de pareceres, inserimos pontuações para mensurar o feedback dos avaliadores. Em relação às submissões, informamos que as pesquisas que envolvem seres humanos devem seguir as Resoluções Nº 196/1996 (versão 2012) e Nº 510/2016, sendo necessário o envio de documentação complementar para que a submissão seja avaliada.

Aproveitamos esta carta para anunciar que, no próximo número, inauguraremos a seção Documentos Históricos. O objetivo é disponibilizar à comunidade em geral, através da interface da revista, fontes de pesquisa variadas relativas às ciências humanas, as quais, às vezes, são de difí­cil acesso ou não estão disponí­veis nas bibliotecas digitais. A revista dará continuidade aos suplementos especiais, além de incentivar a organização de dossiês regularmente.

No presente volume constam doze artigos e uma resenha, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: Biologia, Ciências, Matemática, Fí­sica, Quí­mica, Administração, História e Lí­ngua Portuguesa.

Nosso profundo agradecimento aos autores, pareceristas, revisores e demais envolvidos que contribuí­ram para que este volume viesse a público.

Boa leitura!

Michel Kobelinski

Editor cientí­fico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Editorial