Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ensino & Pesquisa?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

a) A Revista aceita e publica artigos inéditos, de autores nacionais ou estrangeiros. O artigo não poderá ser submetido para avaliações simultâneas em outros periódicos;
b) O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores;
c) Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da Revista e avaliação dos pares, na área do conhecimento específico do texto, de forma anônima (consultores ad-hoc), por no mínimo dois avaliadores. Somente os artigos com redação e ortografia adequadas serão aceitos. A versão enviada será a definitiva  e DEVERÁ VIR ACOMPANHADA DE DOCUMENTO COMPROBATÓRIO de revisão em língua portuguesa ou estrangeira (espanhol, inglês).
d) Poderão ser submetidos artigos em português, espanhol ou inglês. No caso de artigo em língua estrangeira, deverá haver resumo e palavras-chave também em português.
e) A publicação do texto dependerá de aprovação do Conselho Editorial, a partir dos pareceres dos avaliadores, e será comunicada aos autores, preferencialmente, por e-mail.
f) Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
g) Somente serão enviados para pareceristas artigos cuidadosamente elaborados de acordo com as normas da revista Ensino & Pesquisa.
h) Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis consequências legais e jurídicas.
i) A revista Ensino & Pesquisa não emite declarações, certificados e documentos afins, sejam quais forem as necessidades do possível solicitante. Os textos publicados e disponibilizados no link da revista no site da Unespar, campus de União da Vitória, serão a única comprovação de publicação.
j) Uma vez aceito o texto, o autor autoriza sua publicação na Revista Ensino & Pesquisa, cedendo os direitos autorais e responsabilizando-se pela veracidade das fontes citadas e pelos créditos das citações.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS
a) Os artigos deverão conter entre 10 e 30 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o editor de texto Word for Windows, em formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas.
b) Os artigos submetidos à revista Ensino & Pesquisa serão formatados e compatibilizados com o visual do formato do periódico.
c) As condições de ortografia e sintaxe serão de responsabilidade do autor.
d) Os originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos.

ESTRUTURA DE APRESENTAÇAO DOS ARTIGOS
1. Primeira página
a) Título do artigo: deve ser claro e objetivo. Deve estar escrito na mesma língua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ser apresentado na primeira linha, centralizado e em negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, somente primeira letra em maiúscula.
b)Resumo: deve ser redigido em português, independente da língua em que o texto estiver escrito. Colocar, antecedendo o texto, a palavra Resumo em caixa baixa (inicial maiúscula) e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 300 palavras. Fonte: Times New Roman, tamanho 11.
c) Palavras-chave: indicar entre 3 a 5 palavras significativas do conteúdo do artigo, logo abaixo do resumo, separadas entre si por vírgula. Colocar o termo Palavras-chave em caixa baixa e negrito, primeira letra em maiúscula.
d) Para o Título em inglês: seguir as mesmas normas indicadas para o título.
e) Para o Abstract: seguir as mesmas normas indicadas para o resumo.
f) Para Key-words: seguir as mesmas normas indicadas para palavras-chave.

2. Corpo do texto
a) O texto do artigo científico deve conter os seguintes tópicos: Introdução: contendo Material e Métodos ou, Metodologia; Desenvolvimento; Resultados; Discussão (Resultados e Discussão podem ser apresentados num mesmo tópico se os autores preferirem) e Considerações finais. Em casos especiais (p.ex. trabalhos essencialmente teóricos) será permitida a organização somente nos tópicos: Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais. Os tópicos devem ser apresentados em negrito e caixa baixa, somente inicial em maiúscula.
b) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto e espaçamento 1,5 ente linhas.
c) Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Quando mais longas do que 03 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto (fonte 11), em espaçamento simples e sem as aspas. As referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: (sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação). Exemplo: (COSTA, 2003). Quando as citações vierem incluídas no corpo do texto, devem ser expressas em minúsculas e somente com a inicial em maiúsculo, e somente o ano entre parênteses. Exemplo: Costa (2003).
d) Notas explicativas: quando utilizadas, devem ser colocadas no rodapé da página e ser numeradas sequencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto, devendo ter numeração única e consecutiva. Alinhamento justificado, espaçamento 10, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.
e) Subtítulos das seções: sem numeração, sem recuo de parágrafo, em itálico, com maiúscula somente a primeira palavra da seção. Exemplo: Relação teoria e prática na formação de professores. Não numerar: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências.
f) Elementos ilustrativos: gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos, etc. devem ser inseridos no texto logo após serem citados, contendo a devida explicação (legenda) na parte inferior (quando se tratar de ilustrações) ou superior (quando se tratar de tabelas ou quadros), e numeradas sequencialmente (ex. Figura 1. Modelos didáticos desenvolvidos por alunos do ensino médio da rede pública de ensino do município de União da Vitória, Pr.)
3. Referências
Colocadas logo após o término do artigo. Seguir normas da ABNT em uso.
Exemplos:
Artigo de periódico:
BARBOSA, M. C.; NAVARRO, V. M.; QUEIROZ, P. G. Física e arte nas estações do ano. In: Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. v. 13, n.1, 2004, p.33-54.
Livros e folhetos:
HARBONE, J. B. Introduction to ecological biochemistry. 3. ed. London: Academic Press, 1988. 382p.
Capítulos de livros:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Orgs.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 7-16.
Monografias, dissertações e teses:
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)–Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986. (Aqui o ano é 1985 ou 1986?)
Congressos, Conferências, Encontros e outros eventos:

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. Os autores das submissões deverão ter o título de doutor, vinculados a Instituição de Ensino com Programa de Pós-Graduação stricto sensu; admitem-se submissões  em coautoria, desde que um dos autores cumpra a exigência da titulação referida e que todos os autores tenham vínculo com Instituição de Ensino Superior com Programa de Pós-Graduação stricto sensu.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Pesquisas que envolvem seres humanos devem seguir a Resolução 196/96. Deste modo, as submissões devem incluir, nos anexos da plataforma da revista, os seguintes documentos: Folha de Rosto do Ministério da Saúde, Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), aprovação de Comitê de Ética (Local ou Regional). Para maiores informações consultar o site do Conselho Nacional da Saúde, disponível em http://conselho.saude.gov.br/

    Os textos devem ser revisados. Neste sentido, a comprovação de avaliação de língua portuguesa deve ser anexada  nos documentos complementares. 

 

Declaração de Direito Autoral

Uma vez aceito o texto, o autor autoriza sua publicação na Revista Ensino & Pesquisa, cedendo os direitos autorais e responsabilizando-se pela veracidade das fontes citadas e pelos créditos das citações.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.