Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Ensino & Pesquisa é um periódico quadrimestral vinculado à Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de União da Vitória. Trata-se de uma revista científica de caráter multidisciplinar com finalidade de publicar artigos científicos das diferentes áreas de conhecimento, incluindo as Ciências Exatas, Naturais, Humanas e Educação. A partir do ano de 2014 a revista Ensino & Pesquisa passa por uma reformulação, tornando-se veículo de difusão da produção decorrente de pesquisas sobre as licenciaturas e formação docente. Tal mudança foi incentivada pela necessidade de se fortalecer a pesquisa sobre a formação docente, inicial e continuada. Participam deste periódico científico pesquisadores de diversas Instituições, sendo que a proposta primordial é oferecer a todos os interessados um espaço para divulgação de suas produções científicas. A Revista apresenta fluxo contínuo para submissão de textos.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos

Editores
  • MICHEL KOBELINSKI
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Public History (Preprint)

In this section, we publish articles with open access evaluation. Research papers should be shared on the Authorea - Public History Research platform.
More information on preprints, see: https://www.youtube.com/watch?v=2zMgY8Dx9co

 

 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Public History - Review

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação (Dossiê)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1) A revista já está trabalhando com Preprints - Repositório Authorea, com avaliação por pares aberta, e publicação contínua e imediata após aprovação. idependentemente da edição. Pretende-se trabalhar futuramente apenas com o conceito de Open Science. 

2) Envio tradicional (fase de transição). Os trabalhos são enviados ao Presidente da Comissão Editorial, que designa, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. Neste caso, o tempo de avaliação é de três meses; após a decisão editorial os autores terão o prazo de um mês para realizarem as alterações sugeridas. Cabe ao Conselho Editorial, verificar a adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas.Resenhas, entrevistas, artigos e documentos historiográficos serão avaliados por, pelo menos, um parecerista ou assessor ad hoc, que verificará a qualidade e consistência das submissões.  

 

Periodicidade

A revista Ensino & Pesquisa possui periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...